Destaques

ads slot

Cultura >>> Curitiba do alto: um novo olhar sobre a capital em exposição no ParkShoppingBarigüi



O fotojornalista Guilherme Pupo apresenta registros feitos a bordo de um helicóptero dos principais pontos turísticos da capital paranaense


O ParkShoppingBarigüi abre nesta semana a exposição “Curitiba área” do jornalista e fotógrafo Guilherme Pupo.  A mostra, instalada na galeria do Park Gourmet, retrata pontos turísticos, ruas e paisagens da capital paranaense sob os mais variados ângulos. “Os clientes poderão explorar imagens que retratam lugares conhecidos, porém pouco vistos a partir de novos ângulos”, destaca Silvia Pires Omairy, gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi. A exposição é gratuita e está aberta ao publico durante o funcionamento do shopping.

A bordo de um helicóptero, o fotojornalista registrou os principais pontos turísticos por meio de uma lente teleobjetiva utilizando a técnica de ângulos aproximados. Através da sua ótica, Pupo trabalhou as sombras e formas geométricas com o intuito de mudar a percepção do olhar sobre determinados locais.

O resultado do trabalho do jornalista, com 16 anos de experiência em fotografia, é uma visão inusitada com formas diferentes para apreciar o ambiente urbano da cidade verde. “São registros que não estamos acostumados. As fotos apresentam um cenário pouco visto pelos curitibanos que, mesmo durante a passagem de um avião, não dão conta do que enxergam”, explica o fotojornalista.

Do alto, Pupo transformou as paisagens desconhecidas para quem é turista ou de grande familiaridade aos habitantes de Curitiba, que ganharam ares de novidade. Nos painéis da galeria, as seis imagens selecionadas mostram o Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Jardim Botânico, Largo da Ordem, Praça Generoso Marques e Catedral Metropolitana.

Quem é o Pupo
Guilherme Pupo é um fotojornalista curitibano. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou como repórter nos principais jornais locais e migrou para a fotografia em 2001. Desde então, tem imagens publicadas nos maiores veículos de comunicação do país. Paralelamente, desenvolve projetos autorais e atua nas áreas de fotografia empresarial, de arquitetura e gastronomia.

Especial


Colunistas