Destaques

ads slot

Cultura >>> Clássico da literatura britânica conscientiza crianças e adolescentes sobre o potencial da biologia


Unir os clássicos da literatura à tecnologia em prol da consciência pelo desenvolvimento sustentável e promoção do potencial da biologia, essa é a proposta de uma iniciativa inovadora da Novozymes, no Brasil.
            Em parceria com o Sesi no Paraná e a startup paulistana de inovação editorial StoryMax, foi lançado no dia 22 de março, o terceiro app book da coleção Novozymes Nova Perspectiva, que é oferecido gratuitamente para smartphones e tablets, em três idiomas: português, inglês e espanhol, nas versões iOS e Android.
            O lançamento traz um clássico do escritor e poeta britânico, John Ruskin, “O Rei do Rio de Ouro”. O texto, apresentado como um conto de fadas, conta a história de um velho que visita a casa de três irmãos durante uma tempestade. O irmão bom acolhe o velhinho, mas os outros dois o maltratam e o expulsam. O que eles não sabiam era que se tratava do “Senhor Vento Sudoeste”, que trazia as chuvas para aquele vale fértil. Ao ser maltratado, ele provocou uma grande seca na região.
            Essa história tem uma relação direta com o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que aborda o tema da água limpa e saneamento. A proposta do app book é provocar a reflexão sobre como as nossas ações impactam em nossa própria sobrevivência.
            Os 11 mil alunos do Sesi no Paraná, e o público, poderão acompanhar essa narrativa incrível, produzida em 32 telas de conteúdo literário juvenil, com interatividade, e mais 68 telas com a história ilustrada. Todo conteúdo é informativo e conta também com atividades educativas propostas pelos educadores do Sesi em conjunto com os cientistas das Novozymes Latin America, que criaram um passo a passo para fazer um experimento e verificar a eficácia das matas ciliares na manutenção dos rios limpos. “A coleção permite abordar com os estudantes os objetivos com os quais pretendemos melhorar o mundo. Queremos, mais uma vez, trazer a discussão para nossas salas de aula, envolvendo os alunos nos desafios de desenvolvimento que a sociedade deve enfrentar para fazer do mundo um lugar melhor”, diz o superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares.

Coleção Novozymes Nova Perspectiva
Em uma iniciativa inédita, a companhia desenvolveu em 2016 seu primeiro livro-aplicativo, chamado “Frritt-Flacc”, que trata da diferença social e mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje, com foco em um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que é a erradicação da pobreza, tendo como base texto do escritor Júlio Verne.
            Ainda em 2016, o segundo livro-aplicativo, chamado “Ostras”, do russo Anton Tchékhov, foi lançado para estimular o leitor a refletir sobre o ODS 2 que trata da erradicação da fome. Em março de 2017, chega o terceiro livro-aplicativo, com o conto do inglês John Ruskin, “O Rei do Rio de Ouro”, tratando do tema do sexto ODS, água limpa e saneamento.
Todos os aplicativos são gratuitos e já vêm com três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol.
            No ano passado, o primeiro aplicativo ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016.

Baixe aqui imagens e o aplicativo:
Link para download das imagens do Aplicativo: http://bit.ly/2moAdFM
Acesse o aplicativo:


Projeto Educação
Desde 2015 a Novozymes conduz mundialmente o Projeto Educação, que tem como compromisso educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. Para sustentar as ações do projeto, a empresa tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos. O ODS 4 tem como objetivo garantir que até 2030 crianças e adolescentes adquiram consciência e informações suficientes para impulsionar o desenvolvimento sustentável educação de qualidade.
Um dos parceiros fundamentais do Projeto Educação no Brasil é o Sesi no Paraná, que conta com 53 escolas de ensino médio. Além da instituição contribuir com o desenvolvimento do aplicativo, os mais de 11 mil alunos matriculados têm a oportunidade de trabalhar em sala de aula os clássicos literários, desfrutando de atrativos especiais: ilustrações animadas, efeitos de áudio e um roteiro interativo para tornar a leitura mais instigante e profunda. Com esses três primeiros aplicativos os professores têm base para promover uma série de reflexões sobre sustentabilidade.
A StoryMax, startup publicadora de livros digitais interativos premiada no Brasil com o Prêmio Jabuti e exterior com o ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, também é parceira da Novozymes no Projeto Educação, sendo responsável por curar e dar vida à literatura no formato de apps para tablets e smartphones, que são apresentados às crianças e adolescentes. Os aplicativos trazem obras clássicas da literatura mundial que sensibilizam leitores em formação para os principais desafios humanitários da atualidade, demonstrando o potencial da biologia na sua solução.


Sobre a Novozymes:

A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa de referência na produção de enzimas e microrganismos para indústrias de diversos setores, focada na área de biologia e sustentabilidade, primando pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. No Brasil, a empresa tem sedes industriais em Araucária e Quatro Barras (Paraná) e escritórios em São Paulo e Brasília. A companhia ainda mantém um canal informativo direto, o Bioblog, que oferece conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente (www.bioblog.com.br). A empresa também está entre as 100 empresas mais inovadoras no mundo no ranking da Forbes.


Especial


Colunistas

Menu