Destaques

ads slot

Cultura >>> Exposição fotográfica Parto Delas. Fotógrafa especializada em parto humanizado abre exposição em homenagem ao Mês da Mulher





 Entre os dias 22 de março e 14 de maio, o Museu da Imagem e do Som do Paraná vai sediar a exposição fotográfica Parto Delas, da fotógrafa e jornalista Luciana Zenti. A mostra, que faz parte da programação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná para o Mês da Mulher, apresenta um trabalho de fotografia documental em maternidades públicas.

Ao todo, 22 imagens retratam de forma poética e sensível a emoção de mulheres que passaram por partos humanizados na Maternidade Bairro Novo, em Curitiba, que atende pelo SUS. Todo o universo do parto foi registrado, desde as dores e contrações, até o momento do nascimento e os primeiros contatos da família com o bebê. As fotos possibilitam reconstruir histórias de vida cuja essência é o protagonismo e a força feminina.

Por meio de imagens delicadas, a fotógrafa procura mostrar que o parto é um momento sublime e que mulheres atendidas com respeito podem ter uma ótima experiência ao dar à luz. O projeto Parto Delas (www.partodelas.com.br) tem também um compromisso social: contribuir para fortalecer o parto humanizado no SUS por meio de imagens que valorizem iniciativas que deram certo na rede pública de saúde.

Recentemente a fotógrafa, formada pelo curso de fotografia do Centro Europeu de Curitiba, recebeu um importante reconhecimento internacional. Ela foi uma das vencedoras do concurso Elevate Image Competition, realizado nos Estados Unidos. Luciana recebeu uma medalha de ouro na categoria Trabalho de Parto e uma distinção pela qualidade da foto. O registro de parto já é bastante popular no exterior e, no Brasil, tem ganhado cada vez mais espaço. Luciana faz parte de um seleto grupo de fotógrafas no Brasil que se especializaram na área.

A exposição fotográfica Parto Delas ficará em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Paraná (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro) entre os dias 22 de março e 14 de maio. Os trabalhos podem ser visitados gratuitamente de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (41) 3232-9113 ou no sitewww.mis.pr.gov.br.

Especial


Colunistas

Menu