Destaques

ads slot

Gastronomia >>> A vez dos sanduíches artesanais. Tendência em diversos empreendimentos gastronômicos de Curitiba, os preparos especiais ganharam o gosto do público



 Consolidada como uma das tendências gastronômicas mais fortes dos últimos anos, os sanduíches artesanais se popularizaram rapidamente e provocaram um boom de casas especializadas em todo o país. O conceito é simples: fugir do modelo industrializado imposto pelas grandes redes de fast food, e oferecer lanches exclusivos, preparados com ingredientes selecionados e feitos na hora.

Na capital paranaense, o modelo ganhou força e se tornou uma das opções queridinhas dos curitibanos na hora de escolher onde comer fora. “Um dos grandes diferenciais dos sanduíches artesanais é sem dúvida o sabor singular. Você pode ir a variados estabelecimentos e nunca vai experimentar opções parecidas”, afirma Elis Ribas, proprietária da The Meatpack House, casa especializada em pão com lingüiça de produção própria. Para a empresária, a qualidade e procedência dos produtos também agregam valor aos preparos, “Nossas lingüiças são produzidas com carne de primeira e feitas de forma artesanal. Aqui o público pode saborear, por exemplo, uma lingüiça preparada na mesma semana, fechada a mão e que nunca foi congelada”, completa.

Outro preparo de destaque no segmento é o hambúrguer. No mercado de comida artesanal, a tradicional combinação de pão, carne e queijo ganha receitas inéditas, acompanhamentos especiais, sabores incomparáveis e técnicas de preparo cheias de originalidade. Em Curitiba são inúmeros as hamburguerias, restaurantes e bistrôs que oferecem as mais variadas opções de lanches com hambúrguer artesanal. A difusão do conceito na cidade abriu espaço para uma programação gastronômica repleta de festivais e celebrações dedicadas ao preparo.  Desde 2013, Curitiba recebe um dos principais eventos do segmento, o CWBurguer Fest. Em sua 8ª edição o festival vai reunir, entre os dias 31 de março e 16 de abril, mais de 40 estabelecimentos que juntos disponibilizam cerca de 90 opções diferentes de sanduíches e acompanhamentos ao preço único de R$27,50.

Para o organizador do CWBurguer Fest, Philip Khouri, o sucesso dos sanduíches artesanais movimentou a gastronomia e economia local. “Por agradar um público bem amplo, a produção de lanches produzidos artesanalmente aqueceu o mercado gastronômico da cidade e possibilitou a abertura de vários novos negócios. Com o festival nós divulgamos estes empreendimentos, apostamos na criatividade e incentivamos o talento dos profissionais da região”, completa Philip.

Especial


Colunistas

Menu