Destaques

ads slot

Na cidade >>> Cursos de Ciências Holísticas terão programação no Solar do Rosário




As ciências holísticas ganham espaço na programação do Solar do Rosário a partir de março. O centro cultural terá uma ampla programação de cursos nesta área, realizados em parceria com a Escola Brasileira de Ciências Holísticas. O primeiro deles é "Desenvolvimento Pessoal e Eneagrama", com aulas iniciando dia 21/3. Em seguida, outros cursos terão como temas "Xamanismo" e "Transformação Espiritual na Nova Era".
Em 2017 o Solar do Rosário completa 25 anos de muita atividade cultural, com uma série de eventos. Entre as ações comemorativas está a abertura de novos cursos - atualmente são mais de 40 -, com a ampliação das fronteiras temáticas. Os conteúdos ligados às ciências holísticas fazem parte desta expansão. A Escola Brasileira de Ciências Holísticas, por sua vez, apesar de ter apenas um ano de atividade, já conquistou grande projeção. A entidade realizou no ano passado o I Congresso Internacional de Felicidade, que lotou a Ópera de Arame com um conjunto de palestras sobre o tema, abordando autoconhecimento, por meio da filosofia, ciência, tradições espirituais e arte.
Autoconhecimento
O objetivo principal dos cursos é fornecer meios para que o público possa se aprofundar nos caminhos do autoconhecimento, como conta o diretor da EBCH, Gustavo Arns de Oliveira. Em tempos turbulentos como os atuais, esta busca pode contribuir muito para o ser humano encontrar a verdadeira felicidade. "Muitos dos problemas contemporâneos são decorrentes da nossa forma de ver o mundo, que se dá atualmente por meio da nossa ciência, mecanicista e materialista. Tentamos nos aprofundar nos detalhes sem termos uma visão do todo. E ignoramos os fenômenos que estão além dos nossos cinco sentidos", explica Oliveira Arns. "A ciência holística vem trazendo uma nova abordagem para estas questões, utilizando as neurociências e a física quântica".
Segundo o fundador da EBCH, a visão de mundo que impera também é consequência da educação formal ensinada nas escolas. "Elas formam excelentes técnicos. Ensinam matemática, física, química e tudo aquilo que é necessário pro mercado de trabalho. Isso tudo tem muita importância, entretanto não aprendemos a sermos humanos. Aprendemos apenas a competir e muito pouco a colaborar, a trabalhar em equipe", prossegue Arns de Oliveira. "Nunca na escola temos a chance de olharmos para nós mesmos e de reconhecermos talentos artísticos que vão além do currículo formal. Isso tudo é a essência humana, que estamos perdendo com o passar do tempo, transformando nossa sociedade num ambiente quase inóspito".

Ferramenta eficaz
Com início em março, o primeiro curso com temática holística no Solar do Rosário vai abordar o tema Desenvolvimento Pessoal e Eneagrama, com a professora Caroline Moraes. O Eneagrama é uma das mais modernas ferramentas de autoconhecimento, que vem sendo utilizada por milhares de pessoas nos Estados Unidos e na Europa e ganhou espaço dentro de grandes empresas. Consiste num mapa e num sistema de desenvolvimento pessoal e organizacional que descreve nove personalidades, cada uma com suas tendências mentais, emocionais e instintivas. O Eneagrama apresenta motivações por trás das ações, as crenças e as estratégias inconscientes por trás das decisões, das mais básicas até as mais complexas, tanto pessoais quanto profissionais.
O objetivo do curso é levar o aluno a uma reflexão, oferecendo condições para que cada um possa compreender melhor porque age de determinadas maneiras. Além disso, terá as rotas exatas e mais eficientes de crescimento e expansão para além dos seus padrões. O Curso é voltado para todos aqueles que tem interesse na busca de autoconhecimento e não é necessário nenhum conhecimento básico como pré-requisito.
O conteúdo aborda pontas como os centros de inteligência (mental, emocional e instintivo), tendências instintivas, as nove estratégias do Eneagrama, liderança e comunicação eficaz.

Sobre a ministrante - Caroline de Moraes
Caroline de Moraes é jornalista e especialista em Eneagrama. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e certificação internacional de Coach de Eneagrama pela Awareness to Action International. É Diretora da International Enneagram Association – Brasil e por 9 anos atuou nas áreas de Comunicação Corporativa e Marketing da Whirlpool S/A - Embraco.
Solar do Rosário
Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico - Curitiba
Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

Especial


Colunistas