Destaques

ads slot

Novidades >>> Samba, Pastel & Birita traz samba e amor de mãe para o centro histórico


Pastéis com nome de sambistas, drink inspirado no Pará e música: as cinco regiões do país em um só lugar  

Foto: NenadRadovanovi
Em meio aos prédios históricos da Rua São Francisco, no Centro de Curitiba, surge um estabelecimento gastronômico que reinventa o Brasil e reúne a cultura dos quatro cantos do país em suas paredes e conceito. Samba Pastel & Birita é um bar/pastelaria dedicado às pessoas que buscam um lugar para encontrar os amigos, ouvir boa música, tomar caipirinha de jambu, chopp gelado e saborear um pastel super recheado.

Idealizada pelo publicitário, Luís Giusti, e pelo produtor cultural, Gil Preto, conhecido pela festa Brasilidades realizada mensalmente no Paradis Club, a ideia foi concebida com o propósito de trazer uma nova opção gastronômica para região e atrair entusiastas do pastel com birita. Dona Marilda, sua mãe, tem uma pastelaria há 30 anos na cidade de Lages, Santa Catarina, e sua irmã também é do ramo. Elas o ajudaram no desenvolvimento dos recheios e repassaram o segredo de família para frente.  “Minha mãe desenvolveu uma receita de massa, que sempre foi sucesso na nossa terra. Resolvi trazer essa crocância, maciez e o amor de mãe para Curitiba. Acrescentei o samba, selei as beiradas e o resultado ficou incrível”, explica o empresário.

Somando experiências e reforçando essa parceria, Luís Giusti abraçou a ideia e se tornou sócio do empreendimento. Saiu da agência em que trabalhava para investir o tempo em algo seu. “O pastel é uma grande sacada. Unimos uma receita de família a paixão dos brasileiros pelo quitute”, acrescenta Giusti.     

Experiências gustativas
Os recheios foram pensados a partir dos ingredientes tradicionais de pastéis de feira que todo mundo ama, com toques regionais e um tempero único. As opções recheadas com carne levam o nome de renomados (as) sambistas. Por exemplo, ‘Elza Soares’ é composto de farofa de pinhão com bacon, carne moída e catupiry. ‘Adoniran Barbosa’ tem presunto, queijo, tomate e orégano. Existem também opções para vegetarianos e veganos e escondidinhos com legumes salteados para quem deseja comer algo assado.

O drink carro chefe da casa é a caipirinha de jambu, planta típica do Pará, desenvolvida especialmente para o show da cantora paraense, Dona Onete, que veio a Curitiba em abril celebrar o aniversário de quatro anos da Brasilidades. “Estamos testando outras misturas. Em breve acrescentaremos mais opções ao cardápio”, adianta Gil.


Conceito e design
Em sua trajetória Gil Preto pesquisou e conheceu inúmeras bandas, cantores e cantoras nacionais. Samba, Pastel & Birita nasceu do seu desejo de oferecer o melhor repertório de canções e referências culturais das cinco regiões do país. Para isso ele contou com a ajuda dos designers Luisa Nogueira e Eduardo Mendes que criaram a identidade visual da marca inspirados na popular literatura de cordel e com o artista plástico, Celestino Dimas que trouxe os grafites de rua para dentro da pastelaria. O espaço do banheiro é todo colorido, destoando do amarelo-fome presente nos mobiliários do bar, desenhados pelo arquiteto e amigo, Felipe Guerra. As samambaias e demais plantas suspensas compõe o ambiente aconchegante.      

Mesmo com todos esses grandes nomes envolvidos seria impossível agregar toda a cultura brasileira sozinhos. Era preciso pedir ajuda. Então surgiu a parede colaborativa, um grande espaço do bar oferecido para que os clientes tragam lembrancinhas, pedaços do Brasil para compor o bar. “As pessoas passam a vir mais aqui porque se tornaram parte disso, acrescentaram algo ao bar que não seria o que é sem elas. O que é ótimo para revitalizar a rua São Francisco. Um espaço tão bonito de Curitiba e que é de todos”, afirma Gil.   

Serviço
Samba, Pastel & Birita
Local: Rua São Francisco, 50 - Loja 7
Telefone: (41) 3151-6010
Facebook e Instagram: @sambapastelebirita
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 11 às 21h.




Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu