Destaques

ads slot

Saúde e Beleza >>> Saudáveis e de grande versatilidade na cozinha: conheça melhor as tâmaras


Com história milenar, a fruta é um importante aliado para a saúde, para quem pratica esportes e também para aqueles que gostam de pilotar as panelas


 Um produto saudável, muito versátil dentro da cozinha e que carrega muitas histórias e mitos: a tâmara vem ganhando destaque nos últimos tempos pela suas diversas qualidades. Importada pela La Violetera diretamente do Oriente Médio, um dos principais produtores dessa fruta no mundo, onde suas palmeiras são cuidadosamente cultivadas.

De acordo com o consultor gastronômico da empresa, Aaron Philippe, a tâmara pode compor uma infinidade de pratos. “Podem ser utilizadas em saladas, dando um toque adocicado ou também em massas e risotos, já que harmonizam muito bem com queijos fortes, como o roquefort ou gorgonzola. O açúcar presente nas tâmaras também faz com que elas sejam ingredientes incríveis para sobremesas, possibilitando a redução de açúcar na receita”, explica.

Além disso, de acordo com Aaron, essa fruta ainda é um importante aliado para quem pratica esportes. “Os seus açúcares naturais são lentamente metabolizados, sendo muito bons para fornecer energia durante os exercícios", ressalta. Aaron ainda destaca as principais características do ingrediente: “falando de questões sensoriais a tâmara possuí textura macia, sabor particular e dulçor elevado, podendo ser consumidas in natura", destaca.

A fruta ainda possuí uma história repleta de lendas, já que é consumida há milhares de anos. “Uma das mais famosas é um ditado árabe que diz: quem planta tâmaras, não colhe tâmaras. Isso porque, segundo relatos, uma tamareira demoraria na época até 100 anos para fornecer frutos. Se é verdade, não há como precisar. Fato é que, atualmente, uma tamareira fornece frutos em, no máximo, 5 anos”, conta o consultor gastronômico da La Violetera.

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu