Destaques

ads slot

Homem-Aranha traz muita ação e humor para todos os públicos



Aguardado com grande expectativa, Homem-Aranha: De Volta ao Lar estreia nesta quinta-feira para dar início a uma nova franquia no cinema de um dos principais personagens da Marvel. A parceria entre a Sony Pictures (detentora dos direitos do personagem nos cinemas) e a Casa das Ideias mostra-se uma aposta mais do que certa, resultando em uma divertida produção, na medida para agradar todos os públicos – fãs dos quadrinhos ou não – e que abre caminho para novos filmes do Homem-Aranha nos próximos anos.

Os erros da franquia anterior – O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2 (2012 e 2014), que tentou dar um reboot no personagem após a trilogia inicial de sucesso dirigida por Sam Raimi (2002 a 2007) – não são repetidos no novo filme. O roteiro não perde tempo em recontar as origens do herói e parte para a continuação de sua vida após a participação na batalha épica entre os super-heróis no filme Capitão América: Guerra Civil, que marcou a estreia do aracnídeo no Universo Marvel no cinema – a questão da origem do Aranha foi resolvida em um diálogo rápido entre Tony Stark e Peter Parker no mesmo filme.

Com doses certeiras de ação e humor, De Volta ao Lar tem como trunfo destacar um personagem adolescente de verdade. Peter (Tom Holland) é um jovem como outro qualquer, que está aprendendo a utilizar os poderes recém-descobertos, além do novo uniforme presenteado por Stark (Robert Downey Jr.). Ao mesmo tempo, ele tenta equilibrar a rotina no colégio, passando por bulling ao lado do melhor amigo Ned (Jacob Batalon), a paixão por Liz (Laura Harrier), os grupos de estudos e todas as inseguranças desse período da vida.

Como quem prova algo sensacional e depois quer muito mais, Peter fica ansioso por novas aventuras depois de voltar para casa, após o contato com os Vingadores – ele pretende ser um grande herói, virar um novo Vingador. Enquanto espera uma outra oportunidade com o super grupo, ele enfrenta crimes e problemas menores de Nova Iork, como evitar pequenos furtos e ajudar pessoas nas ruas, até que bate de frente com o grupo do vilão Abutre (Michael Keaton), que sobrevive de vender armas de alta tecnologia adaptadas da sucata restante da batalha contra os alienígenas do primeiro filme dos Vingadores. É a chance que esperava para demonstrar suas habilidades, mas ele se vê envolvido em algo que talvez seja muito maior do que possa enfrentar.

O filme traz um elenco afinado, com destaque para Tom Holland, talvez o melhor Homem-Aranha das telas – jovial e divertido na medida certa, como demonstram as cenas inicias, em que o personagem grava toda a sua participação na batalha de heróis de Guerra Civil. Keaton também apresenta um vilão com diversas nuancese e Batalon é o parceiro nerd perfeito do aracnídeo – a Tia May de Marisa Tomei tem poucos momentos, mas deverá ter uma participação maior nas futuras sequências, como fica indicado na parte final da produção.

A aventura dirigida pelo quase novato Jon Watts (do desconhecido filme A Viatura) traz ainda diversos easter eggs que serão percebidos apenas pelos fãs das HQs do Amigo da Vizinhança e outros mais visíveis, como a citação de Curtindo a Vida Adoidado (sucesso adolescente dos anos 1980 com Matthew Broderick), ou a inteligência artificial do uniforme do Aranha, que lembra à do filme Ela (de Spike Jonze) e tem a voz de Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante).

Como acontece em quase todos as produções com o selo Marvel, Homem-Aranha – De Volta ao Lar, tem duas cenas pós-créditos. Cotação: Ótimo.

Trailer de Homem-Aranha: 




Soundtrack

Outra estreia nos cinemas de Curitiba nesta semana é Soundtrack, primeiro longa-metragem dos diretores brasileiros Bernardo Dutra e Maritou Felipe, que assinam a produção com o pseudônimo 300ml. A dupla ficou conhecida há pouco mais de uma década com O Código Tarantino (2006), um curta-metragem no qual Selton Mello e Seu Jorge discutem numa mesa de bar a teoria de que todos os filmes do cultuado diretor americano até então eram um só.

Selton e Seu Jorge também estrelam Soundtrack, que conta a história do fotógrafo Cris (Mello), que viaja para uma estação de pesquisa polar com um estranho projeto: realizar selfies para uma exposição de fotografia que tem a música como base. Os cientistas Cao (Jorge) e Mark (O britânico Ralph Ineson, de A Bruxa) são os responsáveis por acompanhar o fotógrafo no período na estação.

Trailer Soundtrack: 



Franceses

Depois de Uma Família de Dois, que segue em cartaz na cidade, mais dois filmes da Mostra Varilux de Cinema Francês estreiam na programação dos cinemas de Curitiba.

Marion Cottilard vive a bela Gabrielle no 
drama de época Um Instante de Amor.
Crédito da foto: Divulgação Agência Febre

O drama de época Um Instante de Amor, programado no Cineplex Novo Batel, traz a bela Marion Cottilard (Aliados) como Gabrielle, mulher com uma sensualidade à flor da pele, que vive no interior da França durante a Segunda Guerra Mundial. Incompreendida pela família, que duvida de sua sanidade mental, ela é forçada a viver num casamento armado. A reclusão familiar reprime por um tempo os impulsos de Gabrielle, mas ela continuará a buscar um grande amor. Cotação: Bom.

Perdidos em Paris, em cartaz no Espaço Itaú e no Cineplex Novo Batel, de Dominiquel Abel e Fiona Gordon, tem como personagem central uma bibliotecária canadense, vivida pela própria codiretora. Ela vai à França depois de receber uma carta misteriosa de uma tia distante, vivida pela grande atriz Emmanuelle Riva (AmorHiroshima Meu Amor), em uma de suas últimas participações no cinema.

Documentário

O circuito da Fundação Cultural de Curitiba (Cinemateca e Cine Guarani) destaca apenas nesta quinta-feira a estreia do documentário Um Casamento, de Mônica Simões. No filme, uma senhora relembra o seu casamento, realizado na década de 1950, em Salvador, na Bahia. A exposição do vídeo do seu matrimônio dela, seus relatos, assim como as lembranças da diretora, que é filha da noiva, conduzem à reflexão sobre o tempo e a importância das lembranças.




Filmes e HQ's por Rudney Flores

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu