Destaques

ads slot

MARBÔ BAKERY INAUGURA EXPOSIÇÃO “FRAGMENTOS DO INCONSCIENTE” DE ELISABETH SEKULIC



Na última terça-feira, 04 de julho, o espaço gastronômico Marbô Bakery recebeu a artista Elisabeth Sekulic com a exposição “Fragmentos do Inconsciente”. As obras de arte estão expostas no salão principal e também na bakery.
Sobre a exposição:
A série “Fragmentos do Inconsciente” foi inspirada na pesquisa desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista suíço, Hermann Rorschach, que concebeu um teste que objetivava compreender a personalidade de seus pacientes a partir da interpretação que estes davam às manchas abstratas que lhes eram apresentadas durante o tratamento.
De acordo com seu estudo, quando o paciente revelava o que estava vendo nas imagens, poderia revelar também um pouco de si mesmo.
A validade do teste nunca foi definitivamente comprovada.
A principal crítica seria o fato de que, ao analisar as interpretações dos pacientes a respeito das manchas apresentadas durante o tratamento, o psicanalista estaria também fazendo sua própria interpretação.
Para Jung, a realidade que vem à tona numa obra de arte nunca é a realidade do próprio artista, mas sim, a do inconsciente coletivo.
Partindo destas ideias, a artista iniciou um trabalho no qual destaca figuras imaginárias criadas a partir de sua interpretação de manchas aleatórias, com o objetivo de buscar um inconsciente coletivo, que atua sobre as pessoas de alguma forma, mesmo que não seja percebido.
As formas que a artista identifica em manchas, tanto se destacam, quanto se misturam ao fundo que as originou. “Do mesmo modo percebo os seres vivos, imersos de forma caótica neste mundo fluido ao qual pertencemos, no qual tudo é ao mesmo tempo superfície e substrato”, comenta a artista.
Os arquétipos presentes em uma obra de arte atuam tanto no artista, quanto no espectador.
É difícil saber em que medida cada imagem formada é fruto do inconsciente, ou do acaso. Assim como, é difícil saber se a pesquisa deste trabalho começa antes ou depois das imagens terem sido finalizadas.
“Não costumo planejar em detalhes a realização de uma obra de arte, gosto de tirar proveito do acaso, para tentar revelar algo que provavelmente exista apenas no inconsciente coletivo, mas que sinto necessidade de explicitar de alguma forma, no momento em que descubro determinadas figuras escondidas em manchas”, finaliza a artista.

Sobre a artista:
Elisabeth Sekulic é brasileira, nascida em Hamburgo/Alemanha, iniciou seus estudos e práticas em Artes Visuais em 2009. A maior parte de sua formação se deu pela prática, embora tenha acompanhado o trabalho de outros artistas em seus ateliês, bem como, tenha frequentado uma série de cursos livres e oficinas. Sua produção é relativamente abrangente, pois a artista está sempre em busca do aperfeiçoamento e de novas experiências nos mais variados campos de arte. Na pintura, as técnicas que tem empregado mais frequentemente são óleo, acrílica e encáustica. Suas obras possuem um caráter bastante experimental e espontâneo, transitando entre o estilo abstrato e o figurativo.

SERVIÇO:
Exposição “Fragmentos do Inconsciente” por Elisabeth Sekulic
Local: Marbô Bakery – Residência Belotti
Endereço: Rua Dr. Faivre, 621 - Centro, Curitiba – PR
Período expositivo: de 04/07 à 04/09/2017
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 11h às 18h
Sábado e domingo das 10h às 17h
Telefone: (41) 3121-1547 / 99871-0176


Especial


Colunistas

Menu