Destaques

ads slot

“MOJE BABUSZKI” de Eloir Jr. no Aeroporto Afonso Pena



A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais em parceria com a Infraero inauguraram nesta quarta-feira 05/07, a exposição de Artes Visuais ”Moje Babuszki” no Aeroporto Afonso Pena.
A mostra que já foi vista com grande sucesso na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek na Colônia Murici está em itinerância cultural e busca despertar o interesse na cultura e na arte da pintura de bonecas de encaixar através das obras do artista plástico Eloir Jr.
O evento foi prestigiado pelo secretário de cultura de SJP, Sr. Imar Augusto, pelo superintendente da Infraero, Sr. Antonio Filipe Bergmann Barcellos, pela Diretora do Patrimônio Histórico e Artístico de SJP, Sra. Cecília Szenkowicz Holtmann, pela Diretora do Museu Municipal Atílio Rocco de SJP, Sra. Zelinda Fialla, colaboradores da Infraero, artistas locais, convidados e apreciadores de arte.
    
“Moje Babuszki”, que em polonês significa “Minhas Babuchkas” e carinhosamente “minhas vovozinhas”, é uma coletânea lúdica e sacra, com muita influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico através das tradicionais bonecas de encaixar, e neste processo surgem referências as grandes atrizes, lendas e demais personalidades que interagem também com santos católicos em cenários paranistas.   

Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense.   

Sobre o artista:
Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.
Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997 com participações em algumas edições da Casa Cor Paraná, e obtendo 12 premiações durante este período. Suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais e livros de arte e cultura.  
Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris e em 2016 na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.
Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês e ucraniano, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias com os ícones paranaenses como a gralha azul, araucárias e pinhões.

SERVIÇO:
Exposição de Arte: “MOJE BABUSZKI”
Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Av. Rocha Pombo, 2730 – Águas Belas
São José dos Pinhais – PR                        
Abertura da exposição: 05/07 às 10h
Período expositivo: até 31/07/2017
Entrada: Gratuita
Classificação: Aberto a todos os públicos

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu