Destaques

ads slot

Com espetáculo no Guairão, CANTORITIBA revela vencedores


Corais do Brasil e América Latina foram reconhecidos com medalhas, troféus e prêmios em dinheiro
A noite de premiação do 4º Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, reuniu mais de 1.800 pessoas no último domingo, 20 de agosto, no Teatro Guaíra. O evento, que contou com a participação de 33 corais e mais de 1.300 coristas de vários estados do País e América Latina, premiou vários grupos, nas modalidades de música erudita e popular, divididos nas categorias iniciante e avançado.
O Prêmio Diamante, maior reconhecimento do festival, que só pode ser alcançado por coros que atingem notas acima das estipuladas pelos jurados, foi entregue a dois corais participantes: o Coral Cidadão do Amanhã, de Santa Fé (PR), que recebeu o prêmio no nível iniciante, e o Coral Viva La Vida, de Porto Alegre (RS), que recebeu o prêmio no nível avançado.
“A qualidade técnica dos grupos está melhor a cada ano e em 2017 aumentou muito”, destacou a presidente da comissão de julgamento, Priscilla Prueter. Segundo ela, a diversidade e qualidade dos corais é tanta que eles provavelmente terão que rever as categorias e divisões do festival no próximo ano. Além dela, compuseram a comissão André Risonho, Crista Beckhauser, Martinho Klemann, Rodrigo Olavarria e Suelen Galdino - todos com notória experiência e conhecimento da interpretação musical.
O diretor de marketing do festival, José Roberto Krasucki, conta que os resultados têm atingido as expectativas. “Como um dos nossos principais objetivos é popularizar o canto coral e formar plateia para esse estilo musical, é gratificante reconhecer uma diferença no público, muitas pessoas vieram simplesmente por saber que um festival de corais estava acontecendo na cidade”, ressalta. Além disso, Krasucki lembra que o CANTORITIBA está reforçando ainda mais a chancela de festival internacional, já que, neste ano, dois coros do Uruguai estiveram presentes na competição e coros da Europa já demonstram interesse em participar nos próximos anos.
O presidente do festival, Helcio Pimentel, conta que o organizar o evento tem sido cada vez mais desafiador e satisfatório, uma vez que o número de corais tem crescido exponencialmente. “O Cantoritiba vem ganhando um novo patamar e os grupos buscam a evolução a cada ano. Essa é uma característica das mostras com avaliação e ressalta a necessidade desse tipo de disputa”, enfatiza. A edição de 2018 está prevista também para agosto e pretende elevar o número de participantes e platéia.
Confira a lista dos coros vencedores desta edição:

PRÊMIO DIAMANTE NÍVEL AVANÇADO
Coro Viva La Vida (Porto Alegre - RS)
PRÊMIO DIAMANTE NÍVEL INICIANTE
Coral Cidadão do Amanhã (Santa Fé - PR)
TROFÉU MELHOR CORO MISTO
Coro Viva La Vida (Porto Alegre - RS)
TROFÉU MELHOR CORO MASCULINO
Coro Vozes Masculinas Ottava Bassa (Curitiba - PR)


MOSTRA COMPETITIVA
Música Erudita Avançado
 Coro Vozes Masculinas Ottava Bassa (Curitiba - PR)
2º Coral da UFRGS (Porto Alegre - RS)
3º Madrigal Uniso (Sorocaba - SP)
 Coro Insieme (Montevideu - Uruguai)
 Coro A.B.Deter (Curitiba - PR)

Música Popular Avançado
 Viva La Vida (Porto Alegre - RS)
 Coral Ecantos (Curitiba - PR)
 Coral Expressons (Salvador - BA)
 Coral BESC (Florianópolis - SC)

Música Popular Iniciante
 Coral Cidadão do Amanhã (Santa Fé - PR)
 Coral Popular do IFPE (Recife - PE)

MOSTRA NÃO COMPETITIVA COM AVALIAÇÃO
Erudito Avançado
Coral Harmonia – Medalha de Bronze

Erudito Iniciante
Agrupacion Coral Miguelete - Medalha de Prata
Coral Gregoriano – Medalha de Bronze

Popular Avançado
Cia Schubert – Medalha de Ouro
Grupo Hansahoehe – Medalha de Prata
Coral Vox Sistema FIEP – Medalha de Prata
Coral EMESP – Medalha de Prata
Coral Vozes de Santa Catarina – Medalha de Bronze
Coral dos Servidores de Peruíbe – Medalha de Bronze

Popular Iniciante
Projeto Nosso Canto Boa Vista – Medalha de Ouro
CCA Kids – Medalha de Ouro
Kol Koli – Medalha de Ouro
Agrupacion Coral Miguelete – Medalha de Ouro
Passione – Medalha de Ouro
Coral IEPE – Medalha de Ouro
Vocal Maturidade – Medalha de Ouro
Coral Paradox – Medalha de Prata


SOBRE O FESTIVAL - Festival Internacional de Corais de Curitiba - CANTORITIBA é promovido pela H. Pimentel e conta com a participação de grupos de todas as regiões do País, além de países da América Latina. A edição 2017 aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto e reuniu corais de vários estilos musicais, profissionais e amadores, em competições e mostras não competitivas. As apresentações foram realizadas em diversos locais marcantes de Curitiba.

Especial


Colunistas