Destaques

ads slot

Evento gratuito discute atividades mais indicadas para os idosos


Programação faz parte do Viver Mais VITA - Melhor Idade,
programa voltado a pessoas com mais de 60 anos 

Fachada Hospital VITA Batel (Crédito: Rafael Danielewicz)
            
Neste sábado (26) o Hospital VITA promove mais uma edição do Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa mensal que apresenta palestras gratuitas voltadas à saúde e bem-estar da população com mais de 60 anos. O encontro deste mês terá como tema “A atividade física na terceira idade” e vai contar com a presença da professora de Educação Física Kelly Brito Gonçalves. A palestra será realizada a partir das 8h30, no VITA localizado no Batel.
Durante a conversa, a educadora física explicará a diferença entre exercício e atividade física e enfatizará a importância da prática para a terceira idade. Segundo Kelly, o exercício é mais regrado e os idosos, geralmente preferem e se adaptam melhor a algo menos intenso. Além disso, é importante que escolham algo que lhes dê prazer, para que tenham vontade de participar. “Se a gente deixar muito regrado acaba se tornando monótono para eles”, explica.
Kelly conta que os idosos buscam a socialização e quanto mais pessoas estiverem participando da atividade, melhor para eles, pois se sentem incentivados a continuar. “Eles devem procurar fazer o que gostam, geralmente buscam algo que seja mais próximo do lazer. Sabemos que a idade traz algumas limitações, mas é possível direcioná-los a algo prazeroso. Alongamento, hidroginástica e caminhada são os mais indicados para quem já passou dos 60 anos”, ressalta.
A educadora física explica também que as atividades melhoram a velocidade de andar, o equilíbrio e a "autoeficácia". Além disso, contribuem na manutenção e aumento da densidade óssea, ajudam no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares, melhoram a ingestão alimentar e ajudam a combater a depressão.
Programa é voltado a pessoas com mais de 60 anos ( Crédito: Rafael Danielewicz)
Viver Mais VITA - Melhor Idade inicia com um café da manhã, seguido pela palestra e por atividades físicas e culturais, que têm como objetivo incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para ingressar no evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414​.
Terceira idade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.

SERVIÇO:
Programa
 Viver Mais VITA - Melhor Idade
Palestra "A Atividade física na terceira idade”, com Kelly Brito Gonçalves, professora de Educação Física
 
Data: sábado, 26 de agosto, a partir das 8h30
Local: Hospital
 VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: 
(41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu