Destaques

ads slot

Saiba como manter o peso e a imunidade no inverno com a alimentação correta


Sopas e chás são indicados, pois hidratam e promovem a ingestão de vitaminas, minerais e fibras

O inverno não deve ser sinônimo de aumento de peso. O ideal e saudável é chegar ao final dessa estação com o corpo em forma e a saúde em dia. Para não cair nas "armadilhas" da estação, é importante ficar atento à escolha dos alimentos.

"A fome aumenta porque gastamos mais energia para manter nosso corpo em uma temperatura amena. E nessa época, geralmente, as preparações são muito calóricas. As saladas e frutas, por exemplo, acabam sendo evitadas, pois são servidos frios", afirma a nutricionista do SPA Estância do Lago, Thais de Brito. Porém, ela aconselha que esses alimentos não sejam deixados de lado, pois para se ter uma boa imunidade e evitar gripes, resfriados e infecções comuns no inverno, é importante o consumo desses nutrientes.

A dica da nutricionista é investir nas sopas. "A de legumes é a melhor opção para ser consumida no inverno, pois ela nos proporciona vitaminas, minerais e fibras que necessitamos, além de não ser muito calórica e ideal para os dias mais frios. E, para variar, as sopas podem ser transformadas em creme. Nesse caso se pode bater no liquidificador, assim não é necessário acrescentar creme de leite, requeijão, manteigas e outros ingredientes calóricos e que podem elevar o colesterol", indica.

Thais também comenta sobre a importância de manter a ingestão de líquidos na estação mais fria do ano. "Apesar de ser inverno, nosso corpo trabalha da mesma forma, portanto os líquidos não podem ser esquecidos. Se não conseguir ingerir uma boa quantidade de água por dia, invista no chá de ervas, por exemplo", sugere.

E, para um gasto maior de energia durante o inverno, a profissional aconselha a se tomar chá de hibisco, chá verde e chá branco. O chá de hibisco, derivado de flores, contém o poder diurético e digestivo. Já os chás branco e verde são compostos por polifenois, um poderoso oxidante que, além de inibir o crescimento de células cancerígenas, é capaz de destruir essas células sem danificar os tecidos saudáveis. Mas isso se o chá for obtido da erva, e não nos saquinhos ou em pó, e devem ser consumidas diariamente no mínimo quatro xícaras.


Receitas de sopa light:
Ingredientes:
Uma unidade de cenoura, chuchu, abobrinha, batata salsa, duas folhas de couve, uma porção de repolho, meio peito de frango pequeno e sem pele, água, sal e temperos verdes à gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe o peito de frango, meia cebola e três dentes de alho por uma hora. Depois, desfie o frango e enquanto isso, cozinhe os vegetais na água da carne. Acrescente o sal e o restante dos temperos. Junte o frango desfiado e sirva bem quente.


Especial


Colunistas