Destaques

ads slot

Galeria do Solar do Rosário participa de circuito da Bienal de CuritibaA viagem da formiga

A Viagem da Formiga
 A Galeria do Solar do Rosário participa da programação da Bienal de Curitiba com a exposição “Cores da China”, que fica em cartaz de 24 de setembro a 22 de outubro. Seguindo a homenagem do evento ao país asiático, a mostra reúne obras das artistas plásticas paranaenses Daniele Henning e Raquel Frotta. Terá três salas divididas entre quadros e fotografias inspirados pelo tema da Bienal. A entrada é franca.
 
Daniele Henning participa com dois trabalhos diferentes: "A Viagem da Formiga", com fotografia, e "Formicletas", com pintura sobre tela. O primeiro explora a fotografia expandida. "Abordo a forma como estamos tratando a imagem hoje em dia, com a força das redes sociais, por exemplo", explica. Já nas oito telas grandes de "Formicletas", as ilustrações representam o aglomerado de bicicletas na China, imagem recorrentes daquela nação.
 
Formicletas
Seguindo uma linha expressionista, Raquel Frotta apresenta cinco telas grandes no Solar do Rosário. "Cada tela traz um ícone que relembra a cultura chinesa", comenta a artista plástica. Imagens como o símbolo do Tao e a conhecida moeda com o centro vazado são algumas das alegorias recorrentes em suas obras.
 
Currículos
 
Com exposições nacionais e internacionais, Daniele Henning se destaca no cenário curitibano. Desde o início de sua trajetória, no fim dos anos 80, já participou de salões na Exposicion Bienalle D'art Contemporain Brèsilien em Paris (França), na Shangai International Contemporary Art Fair na China e no VII Certámen Internacional de Artes Plásticas em Córdoba (Espanha), entre outros. Raquel tem forte presença na capital paranaense, tendo passado pelos ateliês do Solar do Rosário com Carla Schwab e do Museu Alfredo Andersen, com Luiz Lavalle. Participou de exposições coletivas como a Exposição NÓS em Castro (PR) e A Arte em Verde e Amarelo em Ponta Grossa (PR), bem como individuais, como Vestígios Pictóricos e Spirukets, em Curitiba.
 
Curadoria
 
As obras de "Cores da China" foram selecionadas pela curadoria de Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli. Regina foi a fundadora do Solar do Rosário em 1992. O espaço privado é voltado à valorização de arte e cultura com cursos, palestras, eventos e exposições. Em 2002, Regina foi condecorada com a Ordem do Rio Branco pelo Presidente da República e, em 2014, com a Ordem do Pinheiro do Estado do Paraná pelo trabalho cultural. Lucia, formada em Jornalismo, atua no trabalho cultural do Solar desde 1998, coordenando projetos e eventos ao lado da mãe nas atividades do espaço.
 
 
Cores da China - Exposição na galeria do Solar do Rosário
 
DATA: de 24 de setembro a 22 de outubro.
ENDEREÇO: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR
VISITAÇÃO: de segunda a sexta-feira das 10h às 18h30, sábado das 10h às 13h e domingo das 10h30 às 14h.
INFORMAÇÕES: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br
 
 

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu