Destaques

ads slot

Curitiba em Destaque entrevista - Dra Thamielem Livi, referência em odontologia avançada na cidade

Sou cirurgião-dentista, graduada pela UFPR há quase 8 anos, com especialização em implantodontia e a Harmonização OroFacial (com tratamentos diversos, que hoje estão em alta, como Bichectomia, Botox, Preenchimentos faciais, Lipopapada, fios de sustentação. 

Como você se interessou pela odontologia?
Dra. Thamielem - Meus pais são divorciados desde meus 2 anos, e nas férias com meu pai, que era policial, eu passava o dia no quartel com ele, até descobrir o consultório odontológico lá dentro. Foi amor à primeira vista, desde os detalhes dos instrumentais e nos resultados possíveis. Desde então, eu pedia pra passar períodos no consultório odontológico, e resolvi ser dentista aos 6 anos de idade, quando ainda morava em Rondônia.

Como foi seu ingresso na odontologia? Alguém influenciou na sua escolha profissional?
Dra. Thamielem - Eu vinha de férias com tios desde uns 11 anos, para Curitiba e passava em frente a UFPR sonhando em cursar odontologia ali. Quando, por motivo de saúde da minha mãe, toda a família veio residir em Curitiba. Com isso, na situação financeira que nos encontrávamos, para eu ter condições de fazer uma faculdade, somente poderia ser em uma instituição pública. Não tive uma influência direta de ninguém, mas tive muito apoio da família no meu sonho. Muito empenho dos meus pais e o estímulo deles de que era possível. A ideia persistiu e se concretizou. 

Qual sua área de atuação? 
Dra. Thamielem - Trabalho dentro da área cirúrgica oral, como remoção de sisos, implantes, enxertos, cirurgias gengivais estéticas e funcionais. E realizo a Harmonização Facial , a qual engloba vários procedimentos, como a Bichectomia, lipopapada enzimática, fios de sustentação, preenchimento labial, facial, tratamentos de olheiras, botox (toxina botulínica), dentre outros.

O que é mais desafiador na sua carreira?
Dra. Thamielem - Conseguir empregar o planejamento que eu tenho para o paciente com o que ele quer ou pode fazer. Lidar com a expectativa do paciente em relação aos resultados possíveis para o seu caso e sem dúvida, lidar com o medo da população em relação ao dentista.

Como você descreve a odontologia avançada?
Dra. Thamielem - É o atendimento especializado em cada área odontológica por profissionais, desde a secretária, auxiliar e dentistas, apaixonados pelas suas profissões. Oferecendo todo o tratamento orofacial em um só lugar.

Quais os métodos mais eficazes para clareamento dental? 
Dra. Thamielem - Existem dois métodos. O clareamento caseiro, no qual, confeccionamos uma moldeira individual e damos os géis para o paciente aplicar na sua rotina, mediante orientação, durante algumas horas diárias, por alguns dias. 
Existe, também, o clareamento de consultório, sendo feito com laser ou não. O laser ajuda quanto à sensibilidade dentária. O procedimento dura em torno de 1 hora e meia no consultório odontológico, podendo ser necessário mais uma consulta. 
Ambos são igualmente efecientes. O que difere é o tempo de tratamento, e dependendo do desejo do paciente em relação a intensidade do clareamento, pode-se associar os dois tratamentos. 

Como a estética dental interfere na vida das pessoas? 
Dra. Thamielem - Primeiramente, na autoestima, e essa, interfere em todos os aspectos sociais das pessoas, como profissional, interpessoal, amoroso e a imagem que essa pessoa passa aos demais. Pois temos muitos casos, onde o paciente relata em cadeira, que nunca sorri por causa da falta de estética dental e isso interfere diretamente na qualidade de vida dessa pessoa. Devolver esse sorriso e quebrar esses entraves na vida de alguém, é o que realmente apaixona na odontologia. 

Na odontologia estética o que os pacientes mais procuram? 
Dra. Thamielem - Na parte oral, o clareamento dentário, ainda é o mais procurado quanto à estética. No orofacial, a Bichectomia (redução de bochechas). 

Na sua opinião, qual a maior tendência da odontologia estética hoje? 
Dra. Thamielem - É a Harmonização OroFacial, uma leitura completa da face do paciente. 

O uso de bicarbonato auxilia no cuidado com os dentes? 
Dra. Thamielem - Sim, o bicarbonato auxilia na remoção de manchas extrínsecas do dente. Por ser abrasivo, ele faz essa remoção. E por esse motivo, recomendamos o uso do bicarbonato pelo seu dentista, para não ocorrer desgaste excessivo do esmalte do dente. 

Quais recomendações você dá aos seus pacientes para cuidar da estética dental? 
Dra. Thamielem - A escovação sempre, com escova pequena e macia, com movimentos de varredura, no sentido da gengiva para o dente. Fio dental diário e uso de enxaguatório, sem álcool. Uso restrito de corantes, bebidas que possuem corantes, deve-se usar o canudinho para evitar o contato direto com os dentes. Fazer uma limpeza dentária com uma revisão da sua saúde bucal completa, com preventivo de câncer bucal, a cada 06 meses ao menos. 

Como as escovas dentais devem ser escolhidas? 
Dra. Thamielem - Escova com a classificação “macia” e “pequena”, para que alcance todas regiões sem machucar os tecidos moles. 

Quais as tendências na odontologia estética no futuro? 
Dra. Thamielem - Planejamento computadorizado em todas as áreas, com scanneamento 3D, individualizado para cada caso e paciente. 





Dra Thamielem Livi - Odontologia Avançada


www.drathamielem.com
Facebook Dra Thamielem Livi 
Instagram drathamielem

Alameda Presidente Taunay, 813 Batel - Mapa
(41) 3323-6804 (41)9 9999-9395



Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu