Destaques

ads slot

Olimpíada Marista reúne mais de 2 mil estudantes em Curitiba



Evento comemora os 200 anos do Instituto Marista e receberá o zagueiro Neto na cerimônia de abertura



No ano em que o Instituto Marista completa 200 anos de fundação, de 11 a 15 de outubro, cerca de 2 mil alunos estarão reunidos em Curitiba (PR), disputando a Olimar – Olimpíada Marista 2017.

A cerimônia de abertura será realizada na quarta-feira (11), nas dependências da PUCPR, a partir das 19h, com a banda marcial do Colégio Marista Pio XII, a participação de alunos-atletas e equipes, e a presença do zagueiro Helio Zampier Neto, sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense.

Neto acenderá a pira olímpica da Olimar, representando o tema “Um novo começo”, que é o slogan das comemorações do bicentenário do Instituto Marista.

Nas quadras do Colégio Marista Santa Maria e em outros três locais (Colégio Marista Paranaense, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e  Universidade Federal do Paraná - UFPR), serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, dança, futsal, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, voleibol e xadrez. As provas masculina e feminina serão divididas em duas categorias: A (15 a 17 anos) e B (11 a 14 anos).

O coordenador de negócios da Diretoria Executiva da Rede de Colégios (DERC) e organizador da Olimar, Anderson Retechuki, conta que este ano acontecerá a 1ª edição do Festival de Dança da OLIMAR – Mostra avaliada, que reunirá em torno de 145 participantes de dez Colégios Maristas, em 24 trabalhos coreográficos.

Ele revela que será também a primeira vez que a Ginástica Rítmica fará parte da Olimar e terá a participação de 79 alunas dos Colégios Maristas Arquidiocesano, Brasília, Cascavel, Maringá, Paranaense, Pio XII e Santa Maria. As competições de Ginástica Artística acontecerão no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN), em Curitiba.

Ao todo, 16 colégios do Grupo Marista participam da Olimar, de diferentes regiões do Brasil, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiânia e Brasília, do TECPUC e dos colégios Maristas da América do Sul, como o Colégio Zorrilla de San Martin, no Uruguai, Colégio Marista Santa Maria, em Montevideo Uruguai, e os Institutos Maristas Rancagua e Curicó, ambos no Chile.  A Escola Anjo da Guarda, que em 2018 passa a integrar a Rede Marista de Colégios, também participará com sua delegação.

A Olimar, realizada a cada dois anos, é uma forma de fortalecer a amizade, a integração, a solidariedade e a sociabilidade entre os alunos e colaboradores dos Colégios do Grupo Marista, por meio da prática esportiva, já que ela traz uma série de benefícios para o desenvolvimento. “O esporte passa valores fundamentais para a formação de um cidadão completo e faz parte do jeito de educar Marista”, afirma Retechuki.

O Instituto Marista completa em 2017, dois séculos de missão educacional e evangelizadora, desde que Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, deu início à sua obra em La Valla, no interior da França.



Serviço - Cerimônia de abertura da Olimar 2017 - Olimpíada Marista
Data: 11 de outubro
Local: PUCPR
Destaque: Participação do zagueiro Neto, do Chapecoense, acendendo a pira olímpica

Colégios do Grupo Marista
O Grupo Marista possui uma rede de 19 colégios, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, que envolvem mais de 24 mil alunos. Da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, os colégios dispõem de ampla infraestrutura e uma formação pedagógica que tem contribuído no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências, no esporte e nas artes. Uma combinação única de bons valores com excelência para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse:http://www.marista.org.br


Especial


Colunistas