Destaques

ads slot

Vida e obra de Helena Kolody no palco do AçãoArte

Atrizes do Grupo Arte da Comédia interpreta poemas e frases marcantes da artista paranaense em espetáculo comemorativo



O projeto AçãoArte oferece aos curitibanos mais um evento que une teatro e gastronomia no charmoso casarão da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana - a TPUK. Desde o mês de agosto, o espaço tem sido a sede de uma variada programação cultural. Neste sábado (21), a partir das 19h30, é a vez de homenagear a poetiza paranaense de origem ucraniana Helena Kolody. O Grupo Arte da Comédia apresentará na ocasião um espetáculo inspirado na vida e na obra da artista enquanto o público degusta de um cardápio típico ucraniano.

Helena Kolody comemoraria neste mês de outubro 105 anos se não tivesse falecido no dia 15 de fevereiro de 2004. A sua poesia, porém, permanece viva e orgulha os paranaenses por sua projeção nacional e até internacional. Para festejar a propagar ainda mais a obra da escritora, o diretor artístico do Grupo Arte da Comédia, Roberto Innocente, idealizou um espetáculo apresentado por três atrizes da companhia. “A montagem é baseada unicamente em palavras e poemas da Kolody na ideia de contar a filosofia de vida desta mulher e da sua entrega completa à poesia”, destaca Innocente.

O Grupo Arte da Comédia já possui repertório em performances comemorativas de grandes artistas. Em 2014, como exemplo, a companhia estreou espetáculo em homenagem a Laerte Ortega em um projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra. “São trabalhos com a intenção de acentuar a importância de manter viva a memória dessas personalidades e suas obras para as novas gerações”, relata o diretor. 

O projeto AçãoArte surgiu com a missão de oferecer opções de eventos culturais que mesclem arte e gastronomia em um mesmo local e ao mesmo tempo. O casarão histórico da TPUK, onde a programação é realizada, contribui com isso. O espaço possui um palco italiano em um salão no estilo cabaré, onde o público pode conferir as apresentações artísticas enquanto saboreia as opções gastronômicas da noite.

Legenda da fotoAtrizes do Grupo Arte da Comédia interpretam trechos da obra de Helena Kolody e falas marcantes da poetiza sob a direção de Roberto Innocente. Gilca Rigotti (acima), Joseane Berenda (à esquerda) e Virginia Lane (à direita)

Serviço
O projeto AçãoArte apresenta
“Noite com Helena Kolody”, com o Grupo Arte da Comédia
Data: Sábado, dia 21 de outubro, a partir das 19h30
Local: No casarão da TPUK - Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana.
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 374 – Bairro Mercês
Ingressos: Entrada franca, o público paga o que consome.

Ficha Técnica:
Direção: Roberto Innocente
Elenco: Joseane Berenda, Gilca Rigotti e Virginia Lane.
Colaboração técnica: Douglas Kodi

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu