Destaques

ads slot

A história de Gabriel - Filmes, por Rudney Flores - Vol.21



A história de Gabriel
João Pedro Zappa vive o personagem central de Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa. Crédito da foto: Divulgação

Em uma semana sem lançamento de blockbusters, o destaque da programação em Curitiba fica para a estreia do nacional Gabriel e a Montanha, segundo longa-metragem do diretor carioca Fellipe Barbosa (do ótimo Casa Grande).

A produção – prêmio de Revelação da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e prêmio de melhor filme brasileiro pela crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2017 – conta a história real do jovem economista Gabriel Buchmann, que antes de começar a estudar em uma universidade americana, decide fazer uma viagem à África e conhecer a vida e os costumes locais do continente. Seu principal desejo era chegar ao topo do Monte Mulanje, no Quênia, mas ele acabou morrendo ao tentar escalar a montanha.

O diretor conheceu Gabriel, estudaram juntos na infância, mas depois acabaram se separando com o tempo. E ao tomar conhecimento do que aconteceu ao amigo, decidiu revelar sua trajetória na viagem, mas não em uma trama simplesmente ficcional. Barbosa e sua equipe partiram para a África e refizeram os caminhos percorridos por Buchmann, visitando os mesmos locais e conversando com as mesmas pessoas com quem ele conviveu.

O ator João Pedro Zappa interpreta Gabriel e interage com os locais, recriando os encontros que o personagem real teve na África – a atriz Caroline Abras (Se Nada Mais Der Certo) também participa do filme como a namorada do jovem, que o visitou durante a viagem. Tudo foi realizado com base em anotações deixadas por Gabriel em um caderno, e-mails que trocou com a família no período, além das imagens encontradas em sua câmera.

Trailer de Gabriel e a Montanha




Winslet e Stiller

Kate Winslet (Oscar de melhor atriz por O Leitor) estrela a produção Depois Daquela Montanha, do diretor Hany Abu-Assad (Paradise Now), outra estreia da semana na capital paranaense. Ela interpreta Alex, uma jornalista prestes a se casar que viajava em um jatinho que cai em uma montanha nevada. O avião também tinha como passageiro o médico Ben (Idris Elba, de Círculo de Fogo). Os dois sobreviventes precisam se ajudar para sobreviver nas baixas temperaturas e péssimas condições do local. Quando percebem que um resgate não virá, Alex e Ben decidem percorrer a região e enfrentar todos os seus perigos. Na jornada, uma forte conexão surgirá entre os dois.

Trailer de Depois Daquela Montanha


Mais conhecido pelas comédias das séries Entrando numa FriaUma Noite no Museu e Zoolander, Ben Stiller vez ou outra investe em personagens mais dramáticos em filmes como A Vida Secreta de Walter Mitty e Enquanto Somos Jovens, ou no recente O Estado das Coisas, que estreia esta semana no Brasil.

O ator e diretor americano vive Brad, bem sucedido na carreira e com uma família aparentemente feliz. No entanto, ao comparar sua vida com a de outros amigos, o personagem acha que poderia ter feito mais, algo muito maior e importante. Enquanto acompanha o filho Troy (Austin Abrams) na visita e escolha de universidades que o jovem poderá cursar, Brad revê e analisa as escolhas que fez em sua trajetória.

Trailer de O Estado das Coisas



Animações

A série animada brasileira Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), criada por Victor-Hugo Borges, veiculada no canal Cartoon Network, ganha seu primeiro longa-metragem. Em Historietas Assombradas – O Filme, o personagem Pepe descobre que é adotado. O garoto, que vive com a avó, um bruxa-empresária, parte em uma aventura para encontrar os pais. Mas ele passará por diversos percalços, como enfrentar o vilão Edmundo, que quer se tornar imortal usando a energia de crianças.

Trailer de Historietas Assombradas


O desenho Big Pai, Big Filho também conta a história de um adolescente à procura do pai. Adam tenta revelar o mistério sobre o sumiço do pai e acaba descobrindo que ele é o lendário Pé Grande, que se esconde na floresta para proteger a si mesmo e a família de uma grande corporação que pretende fazer experimentos científicos com ele. Adam e Pé Grande começam a conviver e o jovem descobre que também tem superpoderes.


Outras estreias

O título nacional do filme faz parecer que Arnold Schwarzenegger voltou aos filmes de ação que fez nos anos 1980 e 90, como Comando para Matar ou o ótimo O Predador. Mas Em Busca de Vingança é um drama com momentos de ação sobre um pai que deseja encontrar o responsável pela morte de sua família.

Roman (Schwarzenegger) vai ao aeroporto buscar a esposa e a filha, mas é informado que o avião que em viajavam sofreu um acidente fatal em que todos morreram. O culpado pela tragédia é o controlador de voo Jake (Scoot McNairy). Ele é afastado de suas funções e muda de cidade para fugir da culpa pela mortes do acidente. Mas Roman embarca numa caçada para encontrá-lo e mostrar toda a perda que causou em sua vida.

Trailer de Em Busca de Vingança


A Rússia também dá sua contribuição à nova onda de filmes de terror com A Noiva, do diretor Svyatoslav Podgayevskiy. A história fala de uma tradição antiga na Europa do século de 19, de se pintar olhos nas pálpebras de pessoas mortas e fotografá-las, preservando assim sua alma. É o que faz um fotógrafo da época, que além disso ainda transfere a alma da noiva recentemente morta para o corpo de uma virgem, criando uma maldição.

Corta para o presente, quando a jovem Nastya viaja para conhecer a família do futuro marido. O local, claro, é assustador, e os parentes do rapaz ainda mais estranhos. Não demora muito para coisas terríveis acontecerem com a jovem na casa assombrada, numa trama que está interligada com a maldição da noiva. O clima de terror é até tem boa realização, mas a histórias traz poucas surpresas – o filme ainda é prejudicado por uma artificial dublagem em inglês. Cotação: Ruim.

Trailer de A Noiva







Especial


Colunistas