Destaques

ads slot

Usina5 é, oficialmente, o novo espaço multicultural de Curitiba


 Plinio Marcus Schenes, Orlando Ribeiro, Andrea Sorgenfrei e Patrick Cornelsen, sócio da Usina 5.

Antiga fábrica desativada será o palco para eventos de gastronomia e entretenimento na capital paranaense

Na última semana, a Usina5 foi palco de um evento especial, idealizado pela HAUS, daGazeta do Povo, que oficializou o espaço como uma das mais novas áreas multiculturais da cidade de Curitiba.
Localizado no bairro Prado Velho, a antiga fábrica de açúcar da marca Diana estava há mais de uma década em desuso e sem qualquer tipo de manutenção, até que um grupo de produtores enxergou o verdadeiro potencial do local e recebeu o apoio do movimento da ReUrb, primeira Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) do Vale do Pinhão, que também envolve a região do Rebouças, e da Prefeitura de Curitiba, com o objetivo de reabilitar uma área marginalizada e torná-la em um pólo cultural.
“Foram mais de três meses retirando entulhos e outros tipos de resíduos, além da realização de adaptaçõess para a primeira festa oficial na Usina5, que aconteceu no início de outubro, e contou com 10 mil pessoas, a TribalTech 2017 Escape. A inauguração foi um sucesso e nos abriu um leque de possibilidades para realizarmos os mais variados tipos de eventos no local”, comenta Patrick Cornelsen, um dos sócios do espaço, e salienta que a ideia é tornar a Usina5 referência em eventos de entretenimento, comprovando que bairros que passaram por fortes processos industriais podem ser revitalizados e reabilitados para o uso da comunidade e do público em geral, assim como Wynwoods Walls, em Miami, que se tornou um marco no quesito reurbanização e, hoje, é um dos principais pontos turísticos culturais da Florida, sendo considerado o bairro da arte de rua.
A assinatura do documento contou também com a presença do presidente da ReUrb, Orlando Ribeiro, do Plinio Marcus Schenes, da agência Curitiba, e da gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, Andrea Sorgenfrei.


Sobre a usina5: Há pouco mais de meio século a urbanização de Curitiba estava a pleno vapor, época em que fora construído um complexo de galpões, onde se fabricava açúcar, sal e café, na região do Prado Velho. Depois de décadas de funcionamento e expansão, há cerca de 15 anos o local foi abandonado e ficou sem qualquer tipo de manutenção. Após longo processo de revitalização, o complexo se tornou a Usina5, e será o primeiro espaço multicultural da cidade, com papel fundamental de reabilitar uma área marginalizada e torná-la em um universo de possibilidades para Curitiba.


Especial


Colunistas

Menu