Destaques

ads slot

Animação especial destaca a vida de Van Gogh - Filmes, por Rudney Flores




Com Amor, Van Gogh foi realizado com imagens formadas por milhares de telas a óleo.
Crédito da foto: Divulgação.


Inédita animação realizada com telas pintadas a óleo, Com Amor, Van Gogh, uma das principais estreias da semana na programação de cinema em Curitiba, apresenta a vida de um dos maiores pintores da história. Dirigido pela polonesa Dorota Kobiela e pelo britânico Hugh Welchman, a produção recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro pelo público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.

A história se passa em 1891 e é centrada no carteiro Armand Roulin (Douglas Booth), que encontra uma carta de Theo para o irmão Vincent Van Gogh, um ano após o suicídio do artista. Incentivado pelo pai, amigo pessoal de Van Gogh, ele decide entregar a correspondência para a família do pintor e tentar descobrir os motivos de sua morte.

As imagens e ações retratadas na tela são baseadas nas pinturas de Van Gogh, como os retratos de Joseph Roulin e Père Tanguy e a obra “Mademoiselle Gachet no Piano”. O longa-metragem entra em cartaz no Cineplex Batel e no Espaço Itaú.

Trailer de Com Amor, Van Gogh


A volta de Poirot

Uma das principais obras da escritora Agatha Christie, Assassinato no Expresso Oriente ganha mais uma versão cinematográfica pelas mãos do experiente ator e diretor britânico Kenneth Branagh, produção que estreia em diversas salas da capital nesta semana.

Assim como sua antecessora, dirigida por Sidney Lumet, o novo filme é recheado de grandes atores do cinema. Se o elenco de 1974 contou com Ingrid Bergman, Lauren Bacall, Sean Connery, Anthony Perkins e Vanessa Redgrave, entre outros, o atual não fica atrás e destaca Judi Dench, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Derek Jacobi e Willian Dafoe, além da novata Daisy Ridley, alçada recentemente ao sucesso pela nova franquia Star Wars.

Branagh assume ele mesmo o personagem central de vários livros da autora, o célebre detetive Hercule Poirot, que precisa desvendar o assassinato de um passageiro do Expresso do Oriente, que leva importantes figuras de Jerusalém para diversos locais da Europa. Durante a viagem, o trem é descarrilhado por causa de uma avalanche e o pequeno tempo de recuperação do mesmo é o período que Poirot tem para resolver o mistério. Aos poucos, ele descobre que todos os demais passageiros têm alguma relação com o morto, e que qualquer um deles pode ter realizado o crime.

A nova versão não traz grandes novidades em relação ao filme antecessor. Branagh, como era de se esperar por sua formação e cinematografia, opta por uma adaptação clássica, ambientada em 1934, como o texto original, e aposta numa boa ambientação de época e na força de seu elenco, que garante alguns bons momentos. O diretor poderia ter arriscado mais e buscado uma revitalização ou atualização do personagem, não precisaria ser algo tão pop como as recentes adaptações para a tela e telinha do também detetive Sherlock Holmes, com os atores Robert Downey Jr. e Benedict Cumberbatch respectivamente, mas na certa tornaria a história mais empolgante. Cotação: Regular.

Trailer de Assassinato no Expresso do Oriente:


Outras estreias

Já é tempo de produções relativas ao Natal. A animação A Estrela de Belém, dos estúdios Sony, destaque da programação de vários cinemas de Curitiba esta semana, tem como personagens principais animais que fazem o possível para o que menino Jesus nasça em segurança.

O burrinho Bo, aprisionado em um moinho, sonha em servir a realeza. Um dia, ele foge do estábulo onde vivia. Ele acaba se escondendo na morada dos recém-casados José e Maria, que aguardam o nascimento do filho. Ele pretende fugir do casal também, mas decide salvá-los quando descobre que eles estão em perigo por conta da ordem do Rei Herodes, que manda matar todas as crianças que irão nascer em Belém, pois entre elas estaria o futuro rei de Israel. Ao lado do pombo Davi, da ovelha Ruth e dos camelos dos Três Reis Magos que seguem a Estrela de Belém, Bo enfrenta com muita valentia os perseguidores do filho de Deus.

A produção dirigida por Timothy Reckart (da equipe da ótima animação Anomalisa, de Duke Johnson, Charlie Kaufman) se destaca pelo tom leve, trazendo simpáticos personagens que incluem até uma jovem Maria sardentinha. O filme é curto e só tem cópias dubladas na capital. A linguagem é descolada para atrair a nova geração de crianças, que podem ser divertir com o desenho. A trilha sonora tem canções de Mariah Carey e Fifth Harmony, e poderia também ter sido dublada para melhor compreensão da história pelos mais novos, mas nada que atrapalhe o resultado final. Cotação: Bom.

Trailer de A Estrela de Belém:


Em cartaz apenas no Espaço Itaú, o nacional Cromossomo 21, de Alex Duarte, traz a história de Vitória (Adriele Lopes Pelentir), moça que tem Síndrome de Down e leva uma vida normal, indo a à faculdade e também tendo aulas de natação e piano. Ela inicia uma relação com Afonso (Luís Fernando Irgang), que não é deficiente, e juntos vivem uma grande história e amor. Também programado apenas para o Espaço Itaú, o italiano Algo de Novo, de Cristina Comencini fala de duas mulheres, Lucia (Paola Cortellesi) e Maria (Micaela Ramazzotti), melhores amigas que acabam dividindo o mesmo namorado, o jovem Luca (Eduardo Valdarnini).


Programado apenas para o Cineplex Batel, o terror Thelma, do norueguês Joachim Trier (Mais Forte Que Bombas), destaca a história de uma jovem de forte criação religiosa que descobre que tem grandes poderes sobrenaturais. Além disso, ela se apaixona por outra garota. A produção é a indicada pela Noruega para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2018.

Trailer de Thelma:


Série de terror de sucesso, Jogos Mortais ganha mais um episódio com Jigsaw, que estreia em várias salas da capital. Na trama dirigida pelos irmãos Michael e Peter Spierig, o assassino John Kramer, conhecido como Jigsaw (Tobin Bell), parece ter retornado após ser dado como morto há mais de uma década.

Trailer de Jogos Mortais: Jigsaw:


Cultuado

Para os cinéfilos, o Cine Água Verde destaca em sua programação o cultuado Cidade dos Sonhos (2001), um dos principais filmes do diretor David Lynch. Na história, um acidente na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a mais uma das tramas estranhas e complexas do cineasta, envolvendo as personagens vividas pelas atrizes Laura Harring e Naomi Watts.


Naomi Watts e Laura Harring estrelam Cidade dos Sonhos, de David Lynch.
Crédito: Divulgação





Especial


Colunistas

Menu