Destaques

ads slot

Hospital Erasto Gaertner comemora 45 anos

 
O Hospital Erasto Gaertner (HEG) completa na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, 45 anos de fundação. Para comemorar a data, a instituição realizará uma festa de aniversário, com bolo, apresentação musical da orquestra Ofilato e a tradicional Homenagem das Bodas Erastianas aos colaboradores mais antigos do hospital, entre eles, a neta do médico Erasto Gaertner, Cecília Gaertner, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O HEG é fruto do grande sonho do médico Erasto Gaertner em oferecer tratamento digno aos pacientes carentes com câncer. Para realizar este sonho foi fundada, em  1947, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC) que, mais tarde, deu origem à construção do hospital.

Com 62.500 m2, atualmente, o Hospital Erasto Gaernter realiza mais de 380 mil atendimentos anuais, recebe em média 8.200 casos novos ao ano e está entre os cinco maiores hospitais oncológicos do Brasil. Sua estrutura abriga o que há de mais moderno em equipamentos para diagnóstico e tratamento do câncer, com profissionais capacitados e especializados.

Investindo sempre em tecnologia, a instituição é a segunda do sul do país a oferecer cirurgias feitas com Sistema Cirúrgico Robótico e a primeira a usá-lo em pacientes do Sistema Único de Saúde. O resultado são cirurgias mais precisas, com menor sangramento e recuperação mais rápida para o paciente.

O  Hospital Erasto Gaertner é  uma das quatro unidades operacionais da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer. Também fazem parte da LPCC, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG), o Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, conhecida por suas ações de assistência ao paciente e prevenção do câncer.

Responsável por desenvolver tecnologia e produtos hospitalares para instituições de todo o Brasil, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG), atualmente, é o único fabricante nacional de cateter totalmente implantável 100% de titânio. Seguindo padrões de qualidade internacionais, possui em sua linha de produtos o Sistema de Acesso Vascular Central Totalmente Implantável (Life-Port), indicado para pacientes que necessitem realizar punções frequentes dos vasos sanguíneos, para infusão de medicamentos fluidos, hemoderivados e nutrientes. O IBEG é também o único na América Latina a produzir cateteres exclusivamente para crianças.

Com título de Hospital  Ensino, O Hospital Erasto Gaertner é também formador de recursos humanos, sendo uma instituição estratégica sob o ponto de vista educacional. Por meio de seu Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), são oferecidos seis cursos de Residência Médica, sete cursos de Residência Multiprofissional e quatro especializações. O HEG é conhecido por ser a primeira instituição do país a formar, por exemplo, os primeiros profissionais na especialidade Dosimetria e Física Médica.

Grande parte de todos esses trabalhos não seria possível se não fosse a atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), fundada em 18 de março de 1954, inicialmente com o propósito de levantar custos para a construção do Hospital Erasto Gaertner, a partir da união de senhoras da sociedade paranaense. Hoje, formada por um grupo de aproximadamente 400 voluntárias e voluntários que atuam em diversos setores dentro e fora do Hospital Erasto Gaertner, a RFCC tem papel fundamental nas ações de assistência ao paciente e prevenção do câncer.

“Estamos em festa por poder celebrar 45 anos de história, sempre com profissionalismo e paixão para cumprir uma grande missão. O Erasto sempre esteve presente com inovação e modernidade no diagnóstico e no tratamento do câncer e se posicionou como referência nacional em sua atividade. Hoje, com planejamento e projeto sustentável, caminha para completar mais décadas de sucesso”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.


Serviço:
Aniversário de 45 anos do Hospital Erasto Gaertner
Data: 8 de dezembro de 2017 – sexta-feira
Horário: 14h30
Local: Rua Dr. Ovande do Amaral, 201, Jardim das Américas, Curitiba.
Informações: 3361-5000

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu