Destaques

ads slot

Separe um tempo para atividades físicas nas férias


Se no começo do ano temos o costume de fazer aquelas conhecidas metas, a chance de ter a frase “começar a praticar atividade física” é grande, certo? Na correria do dia a dia damos prioridades para outras coisas e deixamos a qualidade de vida um pouco de lado. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), sete em cada dez brasileiros na idade adulta não praticam atividade física.

“Ter esse hábito é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, retardar ou minimizar os efeitos do envelhecimento, da redução de massa magra, da força muscular. Ela melhora a saúde física e mental, sendo capaz de provocar uma grande melhora na qualidade de vida”, comenta Maurício Mandim, educador físico do Clube de Reabilitação da ARTRO.

O começo das férias é uma boa hora para iniciar aquela meta esquecida lá do início do ano: praticar atividade física. Aproveitar as viagens de fim de ano ou a hora a mais do horário de verão e encontrar alguma modalidade que se encaixe com seu perfil. “Outro ponto importante é identificar o histórico da prática de atividade física. Alguns nunca fizeram, outros tiveram experiências ruins, e assim por diante. Tendo o perfil do candidato fica mais fácil fazê-lo gostar da atividade física. Atividades conduzidas de lúdica e em ambiente agradável também facilitam o início e permanência na atividade física escolhida” acrescenta Mandim.

Mas antes de iniciar, é importante ficar atento à alguns detalhes para não prejudicar sua saúde. “Em primeiro lugar, deverá consultar um médico, que, através de exames realizados, liberará a pessoa para atividade física. Após, é fundamental o acompanhamento de um profissional capacitado para instruí-lo na atividade desejada. “ finaliza.

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu