Destaques

ads slot

Empreendedorismo e liderança . A influência de um bom líder nos negócios de sucesso, por Rodrigo Okener

Ao falar de empreendedorismo, quais as primeiras ideias que surgem em seu pensamento?  
Provavelmente você deve ter pensado a respeito de ideias inovadoras, startups, grandes empresas, trabalho duro e assim por diante.
                Hoje eu quero trazer para você outra palavra que é sem dúvidas um dos maiores recursos para qualquer organização que obteve sucesso, e a palavrinha mágica é "Liderança". Isso mesmo, liderança, pois é através da liderança executada de maneira eficiente que os negócios prosperam e dão certo! E por que eu estou afirmando isso? Pois qualquer negócio, qualquer atividade, não importa qual seja ela, exige em algum momento do capital humano. Desde times de futebol, orquestras, circos, construções, aviação espacial e gigantes multinacionais, o ponto em comum em todas elas são as pessoas envolvidas e todas essas pessoas precisam dar o seu melhor para que as coisas funcionem. E de quem é o papel para fazer com que todas essas pessoas trabalhem juntas, em harmonia e que tragam os resultados esperados? Sim, do Líder! É essa figura, muitas vezes mal interpretada e referida como "chefe" que tem a especial missão de orquestrar as pessoas em busca dos melhores resultados.

                O ponto em questão é que muito mais que orquestrar pessoas, o líder tem que motivar, tem que por a mão na massa também, tem que inspirar, tem que saber lidar com as questões que vão muito além do dinheiro e uma boa remuneração. Como citado no Best Seller “O monge e o executivo" o líder precisa servir!
                Está mais do que claro e comprovado por renomadas instituições de ensino em suas pesquisas (MIT, Cambridge entre outras) que as pessoas buscam muito mais que dinheiro e premiações nas atividades que exercem. E para exemplificar um pouco do que estou falando trago hoje um exemplo real e bem próximo a todos nós. Em nossa startup, aqui em Curitiba, a Clean House Express, conectamos diaristas às pessoas que necessitam desse tipo de serviço de limpeza, e o segundo item depois da segurança, que os clientes mais levam em consideração é a qualidade do serviço. 
O sócio da Clean House Express, Thiago A. Santos , e equipe

E como manter um bom padrão de qualidade e atender as expectativas de nossos clientes? Além de várias outras variáveis como nossos treinamentos, por exemplo, acredito que o principal fator que influencia nesse quesito é a motivação de nossas associadas!          E dentre todos os outros motivos e valores da empresa, devo salientar o papel de Líder executado por uma mulher, nossa gerente operacional, Lisiane Bortolini, onde ela consegue desenvolver os fatores motivacionais das associadas, trabalhando a autoconfiança delas, o sentimento de pertencimento e o trabalho com propósito. Tudo isso guiado pelo bom exemplo de quem chama a responsabilidade para si, vai à frente e ”coloca a mão na massa”, está sempre pronta para "servir" e ajudar!



                A categoria das diaristas sempre foi muito estigmatizada. Dar o foco correto, mostrando propósito, e criar esse sentimento de pertencimento onde elas sintam orgulho do que fazem e de fazerem parte de uma empresa que as valorizam e as tratam com dignidade faz toda a diferença na entrega de resultados. Isso só é possível através do papel do Líder, pois é ele (no nosso caso Ela) que está próximo das pessoas envolvidas. É ele que vai entender as necessidades que vão muito além da remuneração.


Outro exemplo claro sobre a importância do líder foi a forma incrível como Bob Bowman exerceu esse papel ao treinar o maior nadador da história, Michael Phelps, que se tornou o maior medalhista olímpico que já existiu. Bowman foi tão influente na vida de Phelps que o próprio nadador disse que jamais treinaria com outro técnico. O foco e força de vontade do nadador em conjunto com o bom trabalho de liderança de Bob tornou possível todas essas conquistas.
                Vide os exemplos acima, acredito que todo empreendedor que trabalha para atingir a excelência pessoal e do seu negócio deve procurar se desenvolver como um líder, e também se assegurar de estar cercado de outros lideres que o ajudarão cumprir seus objetivos. O ano está só começando e fica a reflexão sobre como investir em um de seus maiores capitais, o humano, fazer desse um ano muito produtivo e com pessoas satisfeitas com o que fazem!

Rodrigo Okener


Rodrigo Okener é sócio da
http://www.cleanhouseexpress.com.br/




Empreendedorismo - por Rodrigo Okener

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu