Destaques

ads slot

O líder que enfrentou o nazismo - Flmes, por Rudney Flores


Gary Oldman interpreta Winston Churchill em papel que poderá valer um Oscar.
Crédito da foto: Jack English/Focus Features LLC


Em tempos de descréditos dos grandes líderes mundiais, é oportuno o lançamento de O Destino de uma Nação, principal estreia da semana nos cinemas brasileiros, produção que põe em foco Winston Churchill, uma das maiores figuras políticas do século 20 e responsável direto pela vitória aliada contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O filme de Joe Wright (Desejo e Reparação) destaca os primeiros dias de Churchill (Gary Oldman, o comissário Gordon de O Cavaleiro das Trevas) como primeiro-ministro do Reino Unido, em maio de 1940, quando teve que comandar o governo britânico em meio à grande ofensiva de Hitler pela Europa Ocidental, que havia conquistado Holanda, Bélgica e França.

Escolhido como líder em revelia à liderança do seu Partido Conservador, após a renúncia do enfraquecido primeiro-ministro Neville Chamberlain (Ronald Pickup), Churchill precisa lidar com os que querem lhe derrubar do governo, a exigência dos conservadores liderados pelo Visconde Halifax (Stephen Dillane) por um tratado de paz com Hitler, além de tentar resgatar os mais de 300 mil soldados aliados que estavam encurralados pelos alemães na praia de Dunquerque, na França (episódio retratado de forma grandiosa em Dunkirk, de Christopher Nolan).

Apesar de exagerar um pouco nas situações para dar um heroísmo ainda maior a Churchill (a sequência do metrô é bem fantasiosa), o roteiro Anthony McCarten (A Teoria de Tudo) destaca toda a liderança do homem que se opôs a Hitler e impulsionou e inflamou os britânicos à luta na guerra com seus grandes discursos. E quem brilha na tela é Gary Oldman, numa grande interpretação que pode levá-lo a seu primeiro Oscar (já recebeu o Globo de Ouro de melhor ator de drama na semana passada). Mesmo com a pesada maquiagem, o ator revela todas as nuances de um líder controverso, uma figura pouco amigável e que assustava até o Rei George VI (Ben Mendelsohn). No elenco, destacam-se ainda Kristin Scott Thomas (Quatro Casamentos e um Funeral), como Clemmie, a paciente e conselheira esposa de Churchill, além de Lily Jmaes (Em Ritmo de Fuga), como a datilógrafa dos discursos do primeiro-ministro. Cotação: Ótimo.

Trailer de O Destino de uma Nação:



Marx e Engels

O marxismo influenciou diversos filmes, mas Karl Marx, um dos criadores da filosofia é figura praticamente ausente nas telas. Esta lacuna é preenchida agora com O Jovem Karl Marx, produção que chega a Curitiba no Cineplex Batel e no Espaço Itaú.

Com direção de Raoul Peck (do forte documentário Eu Não Sou Seu Negro), o filme apresenta o encontro dos jovens Marx (August Diehl, o major alemão Hellstrom, da cena na taberna de Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino) e Friedrich Engels (Stefan Konarske).

A história se inicia em 1843, quando Marx e a esposa Jenny (Vicky Krieps) saem da Alemanha, onde o pensador era perseguido por seus escritos radicais, e vão para Paris. No ano seguinte, ele conhece Engels, filho de industrial que havia escrito sobre as péssimas condições da classe trabalhadora da Inglaterra. A admiração é mútua e a dupla começa a ser envolver e ter embates com os políticos, escritores e pensadores que defendiam uma sociedade mais igualitária e revolucionária na época, como o francês Pierre-Joseph Proudhon, o alemão Wilhelm Weitling e o russo Mikhail Bakunin. O filme finaliza em 1848, quando Marx em Engles criam o Manifesto do Partido Comunista.

Trailer de O Jovem Karl Marx



Outras estreias

Reconhecido por comédias de ação, Jackie Chan muda um pouco os rumos de sua trajetória no cinema com O Estrangeiro, de Martin Campbell (Cassino Royale). A ação é muito presente no filme, mas o ator nascido em Hong Kong desta vez vive um papel mais sério, o do justiceiro Quan Ngoc Minh, que pretende vingar a morte da filha por terroristas irlandeses.

Quan quer que a polícia inglesa faça algo contra os assassinos, mas vê morosidade e desinteresse em seu caso. Ele decide agir por conta própria, mostrando que é muito mais que apenas um pacato dono de restaurante. Seu principal oponente é oficial britânico Liam Hennessy, vivido por Pierce Brosnan (da franquia 007).

Trailer de O Estrangeiro:




O diretor brasileiro Carlos Saldanha lança O Touro Ferdinando, sua nova animação pela Blue Sky, estúdio grupo Fox. Depois dos divertidos bichos pré-históricos da série A Era do Gelo e da arara Blu da série Rio, o animador destaca novamente como personagem central um animal, o touro Ferdinando.

Dócil e não violento, Ferdinando é confundido com um animal de touradas e é levado para longe de casa. Para voltar, o touro se une a diversos amigos e se envolve em diversas confusões. A produção apresenta temas como a aceitação das diferenças e o debate sobre as touradas.

Trailer de O Touro Ferdinando:





Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu