Destaques

ads slot

Projeto Broadway faz versão de “Hamilton”, musical hip hop que aborda a discriminação


Curso de férias ensina números do espetáculo de 15 a 27 de janeiro. Depois virão um curso semestral e montagem

Musical de maior sucesso na Broadway nas últimas décadas, “Hamilton” ganhou uma versão em português em Curitiba, a primeira do Brasil a usar versos no estilo hip hop conforme o original. O Projeto Broadway investe em 2018 nesse espetáculo, a começar com um curso de férias, nas tardes de 15 a 27 de janeiro. Serão duas semanas em que jovens artistas investigarão as especificidades de dança, canto e interpretação do show. Ainda há vagas.
Uma das razões do apelo de “Hamilton”, atualmente em cartaz em Nova York, Chicago e Londres, está no casting de bailarinos e cantores não brancos, um recado importante ao showbusiness, dada a costumeira falta de diversidade. A narrativa do musical conta justamente a participação de um caribenho, Alexander Hamilton, na revolução que levou à independência dos EUA, cujo lema era “todos os homens nascem iguais e livres”.
A coreografia do musical é bastante calcada na dança contemporânea, com elementos de dança de rua. “A gente trabalha com o jazz para teatro musical, de acordo com o que o espetáculo pede”, explica a coreógrafa Giovana Póvoas. Para treinar essas habilidades foram convidados a bailarina, atriz, e cantora da Broadway Anelena Frolini e o coreógrafo de hip hop Octávio Nassur, que dará um workshop de 2 dias.
A parte musical exige bastante treino, já que se trata de um musical todo cantado, em que momentos de rap intenso são intercalados com trechos mais líricos. A encenação também mescla a narração com a interpretação, com um resultado muito dinâmico. Na versão em português, o músico Ricardo Bührer procurou ater-se às intenções de linguagem do original, que usa muita gíria e rimas típicas do hip hop. “Existe uma mistura de estilos com unidade, que procurei respeitar”, conta.
No fim do curso, será gravado um vídeo de um dos números. Na sequência, um curso semestral irá aprofundar o trabalho com “Hamilton”, culminando na montagem acadêmica de uma versão pocket do musical, em português.
Outros cursos de férias do Projeto Broadway trazem jazz musical, sapateado e uma versão brasileira para o filme musical “Teen Beach” para adolescentes.

Colônia de férias
Para as crianças, o Projeto Broadway oferece duas semanas de atividades pela manhã, com a colônia “Um Dia no Circo” , de 15 a 19 de janeiro, e “Os Saltimbancos Brincalhões”, de 22 a 26 de janeiro. Nas duas haverá atividades de canto, dança e interpretação, além de acrobacias com o professor especialista Gabriel Castro. Podem participar crianças de 5 a 12 anos.
“Além das músicas originais, vamos trabalhar a preservação da natureza e o respeito aos animais dentro da narrativa dos Saltimbancos”, conta a diretora Débora Bergamo. No enredo, o gato, o jumento, a galinha e o cachorro livram-se da opressão de seus donos juntando forças e fugindo para a cidade, fazendo também da música uma fonte de alegria e persistência.
SERVIÇO
CURSO DE FÉRIAS HAMILTON
Estudo e montagem de números do musical. Dança, interpretação e canto.
Dia de aulas: de segunda a sábado, de 15 a 27 de janeiro de 2018
Horários: Das 14h às 18h30, com intervalo
Professores: Anelena Frolini, Octávio Nassur, Giovana Póvoas, Débora Bérgamo, Ricardo Bührer, Rodrigo Henrique.

COLÔNIA DE FÉRIAS UM DIA NO CIRCO E OS SALTIMBANCOS BRINCALHÕES
Aulas de música, teatro, dança e atividades circenses para crianças de 5 a 12 anos.
Dias de aulas: de segunda a sexta de 15 a 19 de janeiro (primeira semana) e de segunda a sexta de 22 a 26 de janeiro (segunda semana). Os participantes podem optar pelas duas semanas ou apenas uma delas.
Horários: das 10h às 12h30 com intervalos
Professores: Gabriel Castro, Juliano Ferreira e Rosane Jorge.

CURSO DE FÉRIAS ADOLESCENTES TEEN BEACH
Estudo e montagem de coreografias e canções do filme.
Dia de aulas: de segunda a sábado, de 22 a 27 de janeiro de 2018
Horários: Das 14h às 18h30 com intervalo
Professores: Ariadne Staut, Juliano Ferreira, Gabriel Castro e Rodrigo Henrique.

CURSO DE FÉRIAS THEATER JAZZ
Estudo de técnicas coreográficas de jazz atualmente presentes em espetáculos internacionais.
Dias de aulas: de segunda a sábado de 15 a 20 de janeiro (primeira semana) e de segunda a sábado de 22 a 27 de janeiro (segunda semana). Os participantes podem optar pelas duas semanas ou apenas uma delas.
Horários: das 19h às 20h30
Professoras: Anelena Frolini

CURSO DE FÉRIAS SAPATEADO – MARY POPPINS
Estudo de técnicas com foco na montagem de coreografias inspiradas no musical.
Dias de aulas: de segunda a sexta de 22 a 26 de janeiro.
Horários: das 20h30 às 22h
Professor: Demétrio Sanches

O investimento nos cursos vai de R$ 190 a R$ 790, de acordo com a carga horária.

A ESCOLA
A escola de artes Projeto Broadway é um espaço voltado à formação em teatro musical, fruto da união de forças dos artistas Ricardo Bührer, Giovana Póvoas e Débora Bérgamo. Única no sul do país a desenvolver de forma coesa as múltiplas habilidades nas áreas de teatro, música e dança, oferecendo ao aluno um padrão de trabalho como artista completo, capaz de atender as demandas desse tipo de espetáculo.
Para isso a escola apresenta dois programas curriculares: o Let’s Glee Kids e Teens (voltado a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos) e o Curso de Formação Avançada Projeto Broadway (voltado a jovens e adultos acima de 15 anos, sem limite de idade com duração de 4 semestres – Módulo 1, 2, 3 e 4).
Projeto Broadway - Rua Presidente Faria, nº 282, 4º andar, Curitiba-PR (41) 3154-2855.

www.projetobroadway.com.br / contato@projetobroadway.com.br

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu