Destaques

ads slot

De olho na economia, por Renan Okener



A primeira semana pós-carnaval, vem surpreendendo os investidores. A Bolsa encerrou hoje (19/02) com uma leve alta de 0,25%, a 84.733 pontos, batendo 12,9 bilhões de reais. O principal índice da bolsa paulista (Ibovespa), operou sem muita volatilidade nesta segunda-feira, em vista nas noticias corporativas locais. O grande feriado ocorrendo hoje nos Estados Unidos (Presidents' Day) e a primeira parte do pregão são marcados ainda pelo vencimento de opções sobre ações o que pode trazer alguma volatilidade aos negócios.
Às 11:25, o Ibovespa subia 0,42 %, a 84.882,04. O giro financeiro era de 4 bilhões de reais.

Na mira dos negócios  desta sessão estava ainda o dado da atividade econômica do Brasil, que teve um aumento maior que o esperado em dezembro, com o país voltando a reagir perante a economia ano passado  (2017). O índice de atividade econômica do banco central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,41 % em dezembro. Segundo pesquisas, estimou-se um avanço de 1,1 %, no ano passado a economia cresceu 1,33 % na sequência dessazonalizada.

As atenções se voltam ainda para o noticiário de Brasília, com a intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro e suas implicações na proposta de reforma da Previdência, uma vez que a Constituição federal não permite mudanças constitucionais enquanto intervenções estiverem em vigor. A Câmara dos Deputados deve votar está noite o decreto de intervenção federal.

Apesar de alguma cautela, analistas minimizam eventuais efeitos negativos em torno da derrocada da reforma da Previdência neste governo, uma vez que o mercado vinha precificando cada vez menos a possibilidade de aprovação do texto este ano. 

Renan Okener
Empresário
https://www.instagram.com/renanokener
https://www.youtube.com/channel/UC3l8bAZyBXucQxLhEH2O0mA

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu