Destaques

ads slot

UNIÃO DA ILHA HOMENAGEIA A COZINHA BRASILEIRA NA SAPUCAÍ

O chef Celso Freire vai representar o Paraná nessa festa

A Escola de Samba carioca, União da Ilha do Governador, este ano traz para o carnaval os sabores do Brasil, junta a fome com a vontade de comer: canta e dança, prepara e serve na Sapucaí, a aventura dos hábitos alimentares da população brasileira.Com o tema Brasil Bom de Boca, na segunda feira dia 12 de fevereiro, será a terceira escola a desfilar na passarela do samba, com 3.200 componentes, 29 alas, cinco carros alegóricos, e mais de 100 cozinheiros brasileiros do norte ao sul do país. Entre eles o chef Celso Freire estará representando o estado do Paraná.

O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo, inspirado no livro de Raul Lody, e fará um passeio pelas influências e pelas cozinhas de cada região brasileira. A chef Flávia Quaresma abraçou o samba enredo e fez a convocação de um time de chefs renomados para estarem na avenida prestigiando a escola que vai colocar a gastronomia brasileira na Sapucaí.

A Escola traz para avenida muitos ingredientes como cacau, milho, açaí, guaraná, e alguns pratos da nossa culinária como: brigadeiro, coxinha de galinha, caipirinha, feijoada. O segundo carro representa a contribuição indígena, dedicado à cozinha amazônica e traz a mandioca, o tacacá, o pato no tucupi e muito mais.

A União da Ilha também vai trazer a contribuição africana com um manifesto contra o término da feira das Yabas, que misturava samba e cozinha em Madureira há 12 anos e que foi encerrada pela nova administração municipal. A ala do milho será composta com chefs, estudantes e professores de gastronomia. O carro alegórico do cacau será mais lúdico,  vai trazer 40 nomes  da culinária brasileira com destaque para as chefs Raiza Costa, a Rainha da Cocada; Janaina Rueda, a Dona Onça; e Danielle Dahoui, da Cozinha sob pressão.

A União da Ilha encerra o desfile com o carro Botequim que traz a Velha Guarda da escola, o chef Claude Troisgros que será homenageado com alguns chefs estrangeiros que contribuíram com a divulgação da gastronomia brasileira. Estarão no carro: Emmanuel Bassoleil, Érick Jacquin, Danio Braga, Roberto Ravioli, Vitor Sobral, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma, Kátia Barbosa, Guga Rocha, Batista, Bel Coelho, Rodrigo Oliveira entre outros. E ainda representantes de 19 estados brasileiros: Carlos Kristensen (RS), Heiko Grabolle (SC), Celso Freire (PR), Ana Luiza Trajano (SP), Thomas Troisgros (RJ), Leo Paixão (MG), Barbara Verzola (ES), Tereza Paim (BA), Wanderson Medeiros (AL), Adriana Lucena (RN), Onildo Rocha (PB), Cesar Santos (PE), Junior Ayoub (MA), Emerson Pedrosa (CE), Ariani Malouf (MT), Paulo Machado (MS), Agenor Maia(DF), Daniela Martins (PA) e Denise Rohnelt (RR).

“Vem provar o sabor desse meu carnaval
  Eu sou a Ilha, sou o prato principal
  Vou deixar água na boca
  Provocar uma vontade louca.”

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu