Destaques

ads slot

Liam Neeson comanda a ação no filme O Passageiro - Filmes, por Rudney Flores


O ator irlandês precisa novamente salvar o dia em trama passada em um trem.
Crédito da foto: Jay Maidment/Divulgação Lionsgate


Após a temporada de filmes do Oscar, Curitiba tem uma semana sem estreias de peso nos cinemas. O destaque fica para O Passageiro, novo filme de ação do ator Liam Neeson, produção dirigida por Jaume Collet-Serra (Águas Rasas).

Neeson vem se especializando no gênero há uma década, desde Busca Implacável (2008), interpretando praticamente o mesmo tipo de personagem, um homem com certo treinamento militar ou policial que é ameaçado ou vê a família ameaçada e é obrigado a agir com violência para salvar a todos. Em O Passageiro, ele é Mike, um ex-policial de 60 anos, que ganha a vida como vendedor de seguros. Ele tem alguns problemas financeiros, como a hipoteca da casa e a faculdade que o filho em breve deverá cursar.

Mike segue uma rotina há 20 anos, pegando sempre o mesmo trem para ir e voltar do trabalho. Após um dia difícil na empresa, ele é abordado na viagem de volta pra casa pela misteriosas Joanna (Vera Farmiga, de Amor sem Escalas), que faz uma estranha proposta. Mike deve identificar, até uma determinada parada, uma pessoa que não deveria estar no trem, usando seu conhecimento daqueles que frequentemente fazem a mesma viagem. Se aceitar a missão, poderá receber um grande valor em dinheiro. O personagem acaba se envolvendo em uma intricada conspiração com participação de poderosos e policiais e tem pouco tempo para salvar o dia.

Tudo se passa dentro do trem e Collet-Serra cria boas cenas de ação, algumas mirabolantes demais, o que também é comum nesse tipo de filme. O suspense é mantido até o final e garante boa diversão ao espectador que gosta do gênero. O elenco ainda conta com coadjuvantes de destaque: Patrick Wilson (da franquia Invocação do Mal), Jonathan Banks (o Mike das séries Breaking Bad e Better Call Saul) e Sam Neil (da primeira franquia Jurassic Park). Cotação: Bom.

Trailer de O Passageiro:


Nacionais

Principal diretor brasileiro de comédias dos últimos anos, com sucessos de público como as franquias De Pernas pro Ar e Até Que a Sorte nos Separe, Roberto Santucci lança esta semana sua mais nova produção: Os Farofeiros.

O filme promete riso fácil com a história de alguns casais que vão curtir um feriado numa casa de praia que não é o que todos esperavam. Construção caindo aos pedaços, praia cheia e uma mulher bonita são alguns dos temas das piadas do roteiro. O elenco conta com Danielle Winits, Cacau Protásio e Aline Riscado.

Trailer de Os Farofeiros:


A Sessão Vitrine Petrobrás programa para esta semana em Curitiba o documentário Torquato Neto: Todas as Horas do Fim, de Eduardo Ades e Marcus Fernando, sobre o poeta e compositor brasileiro que fez parte do movimento Tropicalista e participou do revolucionário discoTropicália ou Panis et Circencis, com Gilberto Gil e Caetano Veloso, de quem foi parceiro musical – também fez canções com artistas importantes da MPB como Edu Lobo e Luís Melodia, entre outros.

O piauiense Torquato também enveredou pelo cinema e pelo jornalismo e deixou grande obra, apesar do pouco tempo de vida – suicidou-se em 1972, um dia após completar 28 anos. O filme, que entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba e no Cine Guarani, homenageia a vida do artista e tem depoimentos de Gil, Caetano, Tom Zé, além de textos de Torquato lidos pelo ator Jesuíta Barbosa (de Malasartes e o Duelo com a Morte).

Trailer de Torquato Neto: Todas as Horas do Fim:

Outro documentário que chega a Curitiba, apenas no Espaço Itaú, é Santoro – O Homem e sua Música, de John Howard Szerman. Nascido em Manaus, o importante compositor e maestro brasileiro Claudio Santoro desenvolveu carreira inicialmente no Rio de Janeiro. Seu trabalho foi reconhecido internacionalmente e ele se tornou regente convidado de diversas orquestras pelo mundo.

No final dos anos 1970, muda-se definitivamente para Brasília, onde funda o Departamento de Música da Universidade de Brasília e a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, da qual foi regente titular até sua morte, em março de 1989.

Trailer de Santoro – O Homem e sua Música:


Outras estreias

Co-produção da Argentina, Brasil, França, Polônia e Dinamarca, Uma Espécie de Família, do diretor argentino Diego Lerman, traz a história de uma médica, Malena (Bárbara Lennie), que faz de tudo para poder ficar com seu bebê.

Ela adota a criança recém-nascida de um casal que, após a entrega do bebê, decide chantageá-la. Malena enfrenta ainda outras difíceis situações e dilemas morais para conseguir ficar com a criança. O filme está sendo lançado em Curitiba apenas no Espaço Itaú.

Trailer de Uma Espécie de Família:


Já o francês A Número Um, da diretora Tonie Marshall (Instituto de Beleza Vênus) e que estreia apenas no Cineplex Batel, é estrelado pela atriz Emmanuelle Devos (Reis e Rainha). Ela vive a executiva Emmanuelle Blachey, que tem a grande chance na carreira ao ser indicada para comandar um grande conglomerado do país. Mas a personagem terá que enfrentar diversos percalços e poderosos para chegar ao cargo.

Trailer de A Número Um:


Os tubarões voltam a aterrorizar as telas em Medo Profundo, do diretor inglês Johannes Roberts. No filme de suspense e terror, duas irmãs – vividas por Mandy Moore (Licença para Casar), Claire Holt (da série The Vampires Diaries) – estão de férias no México e são convencidas a mergulhar numa gaiola cercada por tubarões.

A perigosa diversão se transforma em pânico total quando um cabo da caixa de ferro se solta, deixando as moças presas a 47 metros de profundidade. Elas têm apenas uma hora de oxigênio e precisam lutar por suas vidas cercadas pelos terríveis tubarões. Matthew Modine (Nascido para Matar) também está no elenco da produção.

Trailer de Medo Profundo:


Oscar chileno

O filme chileno Uma Mulher Fantástica, premiado no último domingo com o Oscar de melhor filme estrangeiro, volta ao cartaz em Curitiba no Cineplex Novo Batel. É uma nova oportunidade de acompanhar a trajetória de Marina – a atriz Daniela Vega, também cantora lírica, que fez história ao se tornar a primeira transgênero da história apresentadora das cerimônias de premiação da Academia –, uma garçonete transexual que quer fazer sucesso como cantora.

Marina se envolve com Orlando (Francisco Reyes, do ótimo O Clube), um homem mais velho que larga a família para viver um romance com ela. Mas um trágico acontecimento irá alterar radicalmente a vida da protagonista, que terá que enfrentar diversos percalços.

A produção é dirigida por Sebastián Lelio, do também elogiado Gloria, filme que ganhará em breve um remake nos Estados Unidos com o próprio cineasta na direção e a estrela Julianne Moore (Oscar de melhor atriz por Para Sempre Alice) como protagonista.

Trailer de Uma Mulher Fantástica:


___





Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu