Destaques

ads slot

Outono: uma estação de transição que pode afetar sua saúde! - Saúde- Dr. Paulo Mendes Jr


O outono é uma estação de transição entre uma estação mais quente e úmida como o verão e outra mais gelada e seca, como o inverno.

Decorrente desta mudança de temperatura e umidade, muitas pessoas sofrem com muitas infecções e inflamações principalmente a rinite, sinusites, faringites, laringites, amigdalites e otites.

Quem sofre mais com estas crises são principalmente as crianças e os idosos, , devido a terem um sistema imunológico mais fragilizado.

Decorrente a diminuição da umidade, muitos doenças podem acontecer como:

- A pele poderá ressecar, então é importante usar hidratante pelo corpo, principalmente após o banho, se possível ainda no banheiro, para manter a camada de umidade pelo corpo.

- Ressecamento das vias aéreas: provocando sangramento nasal, tosse e crises de rinite, por isto é super incentivado se hidratar, ou seja tomar bastante água durante o dia todo, como também lavar o nariz com soro fisiológico.

- Além disto, é interessante deixar o quarto um pouco mais úmido, se possível colocar uma bacia com água ou toalha molhada ou se preferir utilizar um umidificador, mas evitar de deixá-lo ligado a noite inteira, pois poderá deixar o quarto muito úmido e assim aparecer fungos/bolor/mofo.

- É indicado  também previamente a temporada mais fria, retirar previamente cobertores/edredons, casacos, roupas mais pesadas para o frio dos armários e se possível lavá-los e colocar ao sol e assim diminuir a possibilidade terem ácaro/mofo acumulados pelo tecido e, também com aquele cheiro forte característico de guardado que tanto incomoda à muitas pessoas.

- Ao estar resfriado, evitar ter contatos íntimos, como beijos abraços, compartilhar copos, toalhas e talheres, pois a transmissão acontecerá rapidamente entre seus colegas de trabalho ou escola e principalmente com sua familia.

 A maioria das infecções são auto limitadas ou seja mais de 80% delas são virais e melhorarão normalmente entre 2 semanas, mas claro que muitas são desgastantes e se torna necessário uso de medicamentos, que diminuirão os sintomas e tenderá a diminuir o tempo de evolução do quadro. Lembrando como são virais, não precisarão de antibióticos. 

Mas um parcela poderá ser bacteriana ou se tornar, por isto é sempre necessário uma avaliação com um médico para avaliará e definirá qual o melhor tratamento para cada caso.

A prevenção é o melhor tratamento! Aproveite o outono sem doenças.






Dr. Paulo Mendes Jr - CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO - Curitiba/PR
tel: 41 - 3093 - 9796 / 41 - 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino Curitiba

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu