Destaques

ads slot

Etapa do Circuito Amazing Runs reúne 700 atletas na Ilha do Mel em dois dias de evento


Desafio teve provas em várias distâncias, contato direto com a natureza e um componente extra: a chuva


A chuva que caiu no litoral paranaense no último final de semana, 14 e 15 de abril, criou uma experiência ainda mais especial para os 700 atletas participantes da Amazing Runs Ilha do Mel. O evento, organizado pela Global Vita Sports contou com atletas de diversos estados brasileiros e até do exterior. A grande surpresa desse ano foi a participação do chileno Alfonso Muñoz Prokart, fundador da Maratona de Santiago, evento tradicional organizado para mais de 35 mil atletas em Santiago no Chile. “ A Amazing Runs Ilha do Mel foi muito divertida, o lugar é incrível e a equipe Global Vita são excelentes anfitriões”, comenta Alfonso.

O destaque da prova foi o Desafio da Butuca, prova realizada em dois dias - no sábado (14,5K) e no domingo (22K). No masculino, o vencedor, somado os dias foi Leonardo Meira, mais conhecido como “Bagre” e tricampeão da prova, com o tempo de 2h15min45s, no feminino a grande campeã foi a Marcia Assis do Santos, que completou em 2h52min51s.

Dois dias de superação

Dois dias de desafios são a marca registrada do Circuito Amazing Runs, mesma proposta que os atletas também encontrarão nas provas de Garopaba e Serra da Canastra. Aproximadamente, 77% dos atletas que encararam a Ilha, correram essa etapa pela primeira vez, destes, 79% ficaram dois ou mais dias para aproveitar o lugar. “Realizar as provas do Circuito Amazing Runs em dois dias, é uma proposta para estimular o turismo nos períodos de baixa e média temporada de visitação de cada lugar, oferecendo uma oportunidade de geração de renda acessória para o trade de turismo, assim como oportunidade de emprego para os nativos da Ilha na data” Comenta Arthur Trauczynski, Diretor de Negócios da Global Vita Sports.

A Amazing Runs ilha do Mel está na sua quarta edição e conta com percursos para todos os públicos, cada uma das distâncias oferece uma experiência única de diferentes regiões da Ilha do Mel, a etapa de 2018 foi a primeira vez que o eventou esgotou na totalidade as inscrições disponíveis para o evento, o limite é estabelecido visando respeitar a capacidade de carga prevista no plano de manejo do Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel, podendo assim realizar um evento que além de promover o turismo garanta a preservação do lugar.

Valorização local

A paradisíaca Ilha do Mel foi a etapa de abertura do Circuito Amazing Runs 2018, que está em sua quarta edição. O lugar carrega a essência da Amazing Runs, no local não existem carros e outros meios de transporte a motor, os moradores da Ilha são autênticos e simpáticos, e a natureza tem uma beleza cênica inenarrável. Vale ressaltar que a Global Vita Sports tem como política a contratação de 85% ou mais dos staffs localmente, também conta com um plano de mitigação de potenciais impactos negativos ao lugar.

Com base na pesquisa pós evento, 40% dos atletas levam três ou mais acompanhantes; 15% dois acompanhantes; 35% um acompanhante; e 10% vão sozinhos. Com esses dados, a Global Vita estima que a AR Ilha do Mel leve cerca de 1 mil 995 turistas para o local. Considerando a metodologia de cálculo “Ministério do Meio ambiente | Contribuição das Unidades de conservação para a economia brasileira”, estima-se que o evento promova uma movimentação financeira superior a R$1 milhão no final de semana, contribuindo fortemente para a economia da Ilha do Mel.

Os atletas que sobem ao pódio levam para casa uma incrível homenagem da Ilha do Mel.Os troféus das distâncias separadas, ou de quem corre os desafios, foram criados com importantes ícones da região: como o Farol das Conchas e a Butuca, mosquito que dá nome ao desafio de dois dias. Além do troféu, os parceiros da prova como a Mormaii e a Bula Verdde recheiam a premiação dos desafios com relógios, óculos, artigos esportivos e cosméticos para atletas. Os produtos compõem a premiação de todas as provas do Circuito Amazing Runs.


A Global Vita Sports tem a sustentabilidade como uma proposta de valor do negócio. Todas as etapas contam com atividades de capacitação e geração de renda para as comunidades locais, educação ambiental dos atletas e mitigação dos potenciais impactos ambientais que podem ser causados pelos eventos. Além disso, na AR Ilha do Mel 2018, a organização aderiu a campanha #SalveaIlhadoMel, um projeto que visa conscientizar a população sobre os danos que podem ser causados pela construção de um novo porto marítimo em Pontal do Sul, danos irreparáveis para o meio ambiente e para os caiçaras do local. Durante a cerimônia de premiação foi lançado o clipe de conscientização sobre a construção do porto, criando grande comoção entre os atletas presentes.

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu