Destaques

ads slot

Ôda Design Club traz para Curitiba produtos do Instituto Campana


Comunidades desfavorecidas muitas vezes possuem valores culturais que são altamente inspiradores. Com muita satisfação, a Ôda Design Clubtraz para Curitiba itens com o selo do Instituto Campana, associação civil de direito privado sem fins lucrativo, criada pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, em 2009. A iniciativa, que ganhou o nome de Mãos em Ação pela própria dupla de designers, é da curadora da Ôda, Ticiana Martinez, e da produtora cultural Consuelo Cornelsen. O lançamento, no dia 26 de abril, será marcado com uma palestra de Humberto Campana, na Galeria Ponto de Fuga para convidados, sobre o trabalho social do Instituto. A partir desta data, produtos de três projetos orientados pelos irmãos Campana estarão disponíveis para venda na Ôda: coleção jeans, cartões bordados e vasos tijolos.
Para Ticiana Martinez, o interesse pela parceria com o Instituto se deu, sobretudo, pela oportunidade de somar e contribuir com o trabalho social voltado para o design. Desde o início, o acervo da Ôda se formou em torno de parcerias fortes com artistas que encontraram no local espaço para crescer e mostrar seu trabalho. “Estamos muito felizes por construir a ponte deste trabalho tão consistente ep sensível do Instituto Campana e os curitibanos. É uma contrapartida social que sonhamos desde que lançamos a Ôda, em 2016”, diz Ticiana Martinez.

Coleção Jeans - O Instituto Campana e o Projeto Arrastão se uniram para desenvolver uma coleção de objetos e móveis feitos de jeans reciclados. Em 2015, os Irmãos Campana realizaram um workshop para estimular a criatividade de um grupo de jovens e depois curaram e aperfeiçoaram seu trabalho. Todos os lucros provenientes de vendas beneficiarão o Projeto Arrastão.

Cartões bordados – A ONG Orientavida desenvolve há 18 anos o projeto “Geração de Renda”, que visa a capacitação, profissionalização, inserção e permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio do artesanato. Há alguns anos, o projeto estabeleceu parceria com o Instituto Campana. Entre os produtos desenvolvidos estão os cartões bordados com desenhos criados pelos Irmãos Campana. O trabalho desenvolvidos pelas detentas do Presídio Feminino de Tremembé (SP) torna cada peça única.

Vasos Tijolos – Os vinte assistidos pelo projeto Aliança de Misericórdia – homens em situação de risco -, em uma comunidade de Piracicaba (SP), recebem workshops semanais de Humberto Campana, em parceria com o Instituto Campana, no qual são estimulados a criar peças artesanais com materiais predominantes da região. Neste primeiro momento, Humberto Campana ensina a todos a produzirem vasos com o tijolo de barro, que ainda não passou pelo processo de secagem. Diferentes formas e texturas são criadas a partir da estrutura padrão do tijolo. O barro in natura também é utilizado. Toda renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a comunidade e seus assistidos.

Sobre o Instituto Campana
Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o objetivo central do Instituto Campana é a transformação da sociedade através do design. A Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos realiza esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições estrangeiras e nacionais, empresas, organizações e entidades públicas e privadas. As ações do Instituto estão organizados em duas áreas principais de trabalho: primeiro, o resgate de técnicas artesanais – que engloba tanto as habilidades artesanais tradicionais em vias de desaparecimento, como os conceitos artísticos e as técnicas desenvolvidos pelos Irmãos Campana, que compõem os arquivos que o Instituto gerencia e conserva para as gerações futuras; e, em segundo lugar, o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas – através da criação de programas educativos de arte e design, juntamente com palestras e exposições do acervo do Instituto, bem como de outras partes. www.institutocampana.org.br

Sobre a Ôda Design Club
Inaugurada em setembro de 2016, a Ôda Design Club introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar e até mesmo lançar marcas de artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. Paralelamente, os olhos da empresaria Ticiana Martinez estão sempre voltados para o novo, no garimpo de objetos contemporâneos e originais estejam eles em que canto do Brasil estiverem. Esse mix de intenções tornou o charmoso espaço com um “quê” industrial parada obrigatória na rua Prudente de Moraes, Curitiba. Ôda Design Club – Rua Prudente de Moraes, 1.239.

Serviço:
Lançamento projeto Mãos em Ação
Dia 26 de abril/2018
Local: Galeria Ponto de Fuga  (acesso apenas com convite)
Horário: 19 horas

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu