Destaques

ads slot

Saiba as principais causas e como resolver a obstrução nasal - Saúde - Dr. Paulo Mendes Junior


Uma das queixas de saúde que mais incomodam  é a obstrução nasal, ou seja ter o nariz entupido, trancado ou tampado. Devido a isto, outros sintomas que incomodam podem ocorrer, como dores de garganta, sinusites, dores de ouvido.

Já que esse tema gera grande interesse, vamos conversar com dois médicos otorrinolaringologistas, um com o enfoque das causas  clinicas e consequentemente passíveis de serem tratadas com medicamentos e outro com uma visão cirúrgica, principalmente para causas que somente serão resolvidas com cirurgia.


Dr. Paulo Mendes Jr, quais são as principais causas de obstrução nasal ?

Existem várias doenças que podem ocasionar com obstrução nasal: rinite alérgica e não alérgica, sinusites, resfriados/gripes, uso de alguns medicamentos. Estas normalmente resolvem com medicamentos. E outras possibilidades geralmente pode ser necessárias uma cirurgia para resolução dos sintomas.


Aproveitando, Dr Guilherme Scheibel,  quais são as principais cirurgias que podem ser necessárias para melhorar a respiração?

A principal causa em adultos com possibilidade cirúrgica é a cirurgia de correção do desvio de septo, que é quando o nariz é torto, principalmente por dentro e também uma alteração na válvula nasal que seria muito bem resolvido durante uma rinoplastia.

Já em crianças é o aumento da adenoide que é a famosa carne esponjosa.” Mas geralmente, estas situações podem estar acompanhada de uma rinite, ou seja nem sempre um tratamento cirúrgico é a solução definitiva,  por isto é necessário uma avaliação precisa de qual é a causa do nariz não estar funcionando direito.

Dr. Paulo , quais as consequências de alguém não respirar bem?

Com o nariz não funcionando direito, a pessoa respirará mais pela boca e consequentemente poderá ter dores de garganta, principalmente faringites.  Além disto, existe uma estrutura, como se fosse um caninho, que liga o nariz ao ouvido e assim uma alteração na função nasal, pode comprometer com acúmulo de secreção no ouvido gerando dores e diminuição da audição.

Dr. Scheibel,  existem muitas pessoas que aproveitam a cirurgia no nariz para melhorar a respiração e  também melhorar a parte estética. É a melhor opção fazerem juntas?

Sim,  ao realizar ao mesmo tempo, o cirurgião tem mais opções de correção de alguma imperfeição estética, devido principalmente a possibilidade de utilizar parte do septo nasal que será retirado na cirurgia do desvio. Além disto, o paciente passará somente por um procedimento cirúrgico com consequente melhor recuperação pós cirúrgica.


Para concluir, ambos os médicos comentam que quem tem a queixa de obstrução nasal, o ideal é inicialmente procurar um otorrinolaringologista que possa avaliar se o motivo da queixa é solucionada com medicamentos ou cirurgia, por isto é importante realizar exames como uma endoscopia nasal, um teste de alergia e talvez uma tomografia. E sempre que o paciente tiver as duas situações, deve primeiramente tratar com medicamentos, passar pelo procedimento cirúrgico se for for indicado e depois continuar o tratamento clínico.

Dr. Paulo Mendes Jr - CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO - Curitiba/PR
tel: 41 - 3093 - 9796 / 41 - 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino Curitiba

Dr. Guilherme Scheibel – CRM 27130
Centro de Otorrinolaringologia de Maringá/PR
Tel 44- 3026-2613  / 41 99123-2613
Instagram: @drscheibel_rinoplastia
www.rinoplastiamaringa.com.br



Dr. Paulo Mendes Jr - CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO - Curitiba/PR
tel: 41 - 3093 - 9796 / 41 - 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino Curitiba

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu