Destaques

ads slot

Tecidos de parede no décor: viva essa experiência

As opções conquistam apreciadores por sua praticidade, beleza e eficiência
 
No quarto os arquitetos criaram algo bastante inusitado: ambiente todo revestido em tecido verde, pois é uma cor que acalma e traz um toque de serenidade.
Projeto: Miró e Carvalho Arquitetura.
Foto: Rodrigo Ramirez.

Revestimentos de parede atuam de forma harmoniosa no décor, seja como protagonista ou coadjuvante, chamam atenção pela formosura e delicadeza que empregam. Uma das grandes tendências atuais são os tecidos, que agregam cores, formas, texturas e agradam pela praticidade de instalação - um universo de combinações e possibilidades que permitem criação de atmosferas personalizadas, de acordo com as exigências de cada ambiente e desejo do cliente.
Com exceção de banheiros e cozinhas, por acumularem umidade e gordura, os tecidos podem fazer parte de qualquer espaço da casa. Enaltecem os traçados nas salas, brincam com a imaginação lúdica das crianças em quartos infantis e criam cenários irreverentes de cores pulsantes em diversos conceitos. Seja qual for o caso, alguma opção irá encantar. 
Os arquitetos Gisela Miró e Rafael Carvalho, do escritório Miró e Carvalho Arquitetura, explicam que além de estéticos, os tecidos trazem conforto ao camuflarem a característica rústica das paredes. “O tecido geralmente torna o ambiente acolhedor, pois tem um toque mais aconchegante que os papéis de parede, gerando então uma sensação mais intimista aos espaços”, acrescenta Gisela. E Carvalho completa: “Existem duas opções mais comuns de harmonização. Ou os revestimentos são a estrela do projeto, destacando-se com algum desenho específico ou uma textura diferente, em que se tem uma composição mais neutra e os revestimentos são os pontos mais notáveis do espaço; ou então o oposto, com revestimentos neutros – apenas conferindo uma cor de fundo ou uma pequena textura – e com peças de decoração em evidência.”
Mas é preciso se atentar aos cuidados para mantê-los sempre novos. Pequenas ações, até mesmo na hora da limpeza, aumentam a vida útil do revestimento. “Como o tecido é colocado com cola à base de água, recomendamos apenas aspirar o pó acumulado para não correr o risco de com o tempo começar a se soltar da parede”, lembra Deny Barbosa, diretor comercial da Donatelli Tecidos.
Com facilidade de instalação e aplicação limpa, que não causa a mesma sujeira de outras técnicas, os tecidos são funcionais e garantem uma transformação rápida nos ambientes. São como roupas que vestem os espaços e podem ser trocadas de acordo com as tendências, por isso conquista cada vez mais espaço no mercado de design internacional.


Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu