Destaques

ads slot

A MAGIA DA BONECA DE PANO EM AÇÃO SOCIAL


 
Nos dias 14 a 17 de junho, os visitantes da exposição "Boneca de Pano é Gente", que acontecerá durante aPatchwork Design, na Expo Renault Barigui, em Curitiba, poderão participar de oficinas gratuitas para a confecção de  pequenas bonecas com mensagens lúdicas e de otimismo que serão doadas para pacientes infantis em hospitais oncológicos.

Segundo a artesã paulista e especialista em bonecas de pano Cris Lind, coordenadora da ação, a ideia do projeto é criar uma corrente de positividade convidando os visitantes da exposição a participarem das oficinas gratuitas e assim levarem um pouco de amor e alento para as crianças e suas famílias.

“Boneca de Pano é Gente” é uma homenagem a “boneca/gente” Emília criada por Monteiro Lobato, personificação dessa fantasia no inconsciente coletivo do brasileiro a partir dos 40 anos. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o  homem há milênios, a boneca de pano povoa até mesmo o inconsciente de adultos e tem o poder da transformação.  Hoje a confecção de bonecas de pano é a que mais cresce no mercado de artesanato, atraindo admiradores e colecionadores de várias idades. A ação foi uma maneira de chamar a  atenção para a magia desse mercado, levando amor ao outro”, conclui Cris.
Além da ação, na mostra, o público poderá conhecer 27 bonecas de vários estados brasileiros e de outros países, com destaque para a boneca “Mumbi - Deusa da Criação” da artista plástica queniana Naomi Wanjiku. Naomi é agenciada pela galeria de arte inglesa “OctoberGallery” e já apresentou obras no Brasil na exposição Contemporâneo em 2013 e no museu Afro Brasil em São Paulo em 2015.
Na opinião de Perla Rafaelly, uma das expositoras e curadora da exposição, o mercado de bonecas de pano hoje é amplo e está em crescimento direcionado para o público adulto  e infantil. Algumas pessoas fazem por hobby, terapia, para presentear ou para vender e fazer renda.  Segundo a artesã, no mundo do artesanato do pano onde o tecido é a matéria prima principal, as bonecas já tomaram um espaço significativo entre 35 a 40% e vem crescendo cada vez mais. “As feiras de artesanato e as redes sociais são grandes colaboradoras para esse crescimento. Existem expositores ou artesãos que sustentam suas famílias com as vendas de bonecas, matérias e moldes para confecção das mesmas e workshops para ensinar a confeccionar as bonecas”, finaliza.

 SERVIÇO:
Exposição – “Boneca de Pano é Gente” com 27 bonecas de pano de artesãs do Brasil e do exterior e oficina gratuita para confecção de bonecas de pano com mensagens lúdicas para serem doadas para pacientes infantis em hospitais oncológicos.

Data:  de 14 a 17 de junho
Horário: Das 13h às 19h
Ingresso: R$ 24,00 inteira / R$ 12,00 meia

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu