Destaques

ads slot

Edson Celulari retorna à tela grande em filme sobre personagem cego - Filmes, por Rudney Flores



Celulari e Soledad Villamil estrelam Teu Mundo Não Cabe nos Meu Olhos, de Paulo Nascimento.
Crédito da foto: Divulgação/Globo Filmes


A programação da semana dos cinemas em Curitiba não destaca um grande lançamento e o destaque fica com o filme nacional Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, dirigido pelo gaúcho Paulo Nascimento, e que marca o retorno do ator Edson Celulari à tela grande após 13 anos.

Celulari chegou a ser figura constante no cinema brasileiro nos anos 1980, em filmes como Asa Branca – Um Sonho Brasileiro (1980), de Djama Limongi Batista, Inocência (1983), de Walter Lima Jr., e Ópera do Malandro (1986), de Ruy Guerra, mas passou a se dedicar apenas às novelas globais a partir dos anos 1990, tornando-se um ator bissexto na tela grande. Seu último trabalho havia sido em Diário de um Novo Mundo (2005), do próprio Paulo Nascimento.

Agora veterano, com 60 anos, o artista recebe um personagem que deveria ser uma grande oportunidade de reafirmar seu talento, um desafio desejado por muitos atores – interpretrar um deficiente visual; vale lembrar de Al Pacino, que só levou seu primeiro Oscar após o primoroso trabalho do personagem cego de Perfume de Mulher (1992), ou mesmo o brilhante desempenho do jovem Ghilherme Lobo na recente produção nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014).

Celulari é Vitório, um descendente de italianos que tem uma pizzaria no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Ele é casado com Clarice (Soledad Villamil, estrela de O Segredo dos Seus Olhos, filme argentino vencedor do Oscar de melhor estrangeiro em 2010), uma professora de colégio, e tem uma filha adolescente, Alicia (Giovana Echeverria). Seu melhor amigo é o garçom Cleomar (Leonardo Machado), com quem vai aos jogos do Corinthians, time do qual é torcedor fanático.

Vitório tem uma vida tranquila e compensa a falta de visão encarando tudo através da sensibilidade e dos sentimentos. Mas a esposa não parece ter a vida completa – de origem abastada, abandonou vários sonhos de família para ficar com Vitório. Ela deseja que o marido faça uma operação experimental para voltar a enxergar e isso gera conflitos, pois ele parece feliz com sua condição.

O que poderia ser um ótimo drama perde-se em diálogos muito pobres do irregular roteiro escrito pelo próprio diretor, que impõe um ritmo lento à trama que na verdade revela uma total falta de ideias. Não há profundidade maior nos conflitos apresentados e a história não engrena em momento algum – há apenas uma breve sequência de respiro, instigante, que poderia ser base para o restante da trama, uma discussão entre Clarice e o pai Jaime (Héctor Bidonde), que fala sobre o desejo de liberdade dela, mas é só. Apesar do belo título do filme, Nascimento não soube aproveitar os talentos que teve em mãos. Cotação: Regular.

Trailer de Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos:



Comédia no México

Gringo – Vivo ou Morto tem como destaque o elenco conhecido, comandado pela estrela Charlize Theron (de Mad Max – A Estrada da Fúria). O filme do diretor Nash Edgerton é uma comédia de erros centrada no personagem Harold Soyinka (David Oyelowo, de Selma – Uma Luta pela Igualdade), funcionário de uma empresa farmacêutica de Chicago comandada por Richard Rusk (Joel Edgerton, de Guerreiro, e irmão do diretor), seu melhor amigo, e Elaine Markinson (Theron).

Os três viajam ao México e lá se envolvem em diversas confusões que se iniciam com um suposto sequestro de Harold e um envolvimento com traficantes locais. O elenco também destaca Thandie Newton (da série televisa Westworld) e Amanda Seyfried (de Mama Mia! O Filme).

Trailer de Gringo – Vivo ou Morto:



Drama estrangeiros

O diretor Arnaud Desplechin (de Reis e Rainha) reuniu em Os Fantasmas de Ismael, em cartaz apenas no Cineplex Batel, alguns dos principais atores do cinema francês da atualidade: Marion Cottilard (Oscar de melhor atriz por Piaf – Um Hino ao Amor), Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta) e Charlotte Gainsbourg (Ninfomaníaca).

Na história, o cineasta Ismael (Amalric) é traumatizado pelo desaparecimento da esposa Carlotta (Cottilard), que o deixou há mais de 20 anos sem explicações. Ele começa a se envolver com a astrofísica Sylvia (Gainsbourg), mas quando esse relacionamento começa a ficar estável, Carlotta retorna para tentar retomar o casamento como se nada tivesse acontecido.

Trailer de Os Fantasmas de Ismael:



Também em cartaz apenas no Cineplex Batel, a produção japonesa Esplendor, da diretora Naomi Kawasse, apresenta um drama baseado na paixão por imagens. Misako (Ayame Misaki) é uma cineasta que adora as versões descritivas de filmes que são feitas especialmente para cegos. Ela também realiza um filme para deficientes visuais e, numa sessão, conhece Masaya, fotógrafo que está perdendo a visão. Ele apresenta à moça sua grande coleção de fotografias, a qual fará Misako relembrar de vários acontecimentos de seu passado.

Trailer de Esplendor:



Ícone da Tropicália

Peça fundamental do movimento tropicalista brasileiro, o artista plástico Rogério Duarte é o foco do documentário O Tropikaoslista, do diretor José Walter Lima, que estreia apenas no Cine Guarani. Duarte foi o criador dos cartazes dos filmes clássicos filmes de Glauber Rocha – Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe –, além das capas de marcantes de discos de Caetano Veloso e Gilberto Gil. O artista, morto em 2016, influenciou diversos nomes de sua geração e teve forte atuação política contra a ditadura militar nos 1970.

Trailer de Rogério Duarte – O Tropikaoslista:



Outras estreias

Personagens bíblicos e temáticas religiosas voltaram a ter destaque nos últimos anos nas telas de cinema. Paulo, Apóstolo de Cristo é mais um exemplo dessa gênero de filme, destacando o personagem que inicialmente perseguiu os seguidores de Jesus para depois seguir com fervor seus ensinamentos.

A produção dirigida pelo desconhecido Andrew Hyatt apresenta Paulo (James Faulkner, de Atômica), mas também dá grande destaque para o apóstolo Lucas – vivido por Jim Caviezel, que foi Jesus em A Paixão de Cristo, sucesso de Mel Gibson. Lucas está em busca de conhecimentos religiosos e se depara com os romanos perseguindo os cristãos em Roma. Paulo aparece preso em uma cela e mantém constantes conversações com Lucas sobre temas como a fé e o bem.

Trailer de Paulo, Apóstolo de Cristo:



O filme de terror da semana é Verdade ou Desafio, dirigido por Jeff Wadlow (de Kick Ass 2), que traz a história de um grupo de amigos que decide jogar a conhecida brincadeira de revelações. O jogo se torna perigoso quando uma entidade demoníaca passa a assombrar os participantes, obrigando-os a cometer assassinatos para não morrer.

Trailer de Verdade ou Desafio:



___



Empreendedorismo - por Rodrigo Okener

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu