Destaques

ads slot

Na rua, na vida - Cidade sem fim, por Josiane Orvatich





O Paço Municipal, primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba, em projeto do engenheiro civil e prefeito Cândido de Abreu, foi inaugurado em fevereiro de 1916, passando a se chamar Paço da Liberdade, em 1942, e abrigando a Prefeitura até 1969. Em 1972 foi elaborado um projeto de restauro para transformar o prédio em sede do Museu Paranaense. Por falta de manutenção e deterioração pelo tempo houve nova restauração e revitalização, em 2009, do agora Sesc Paço da Liberdade, com a intenção de ali se tornar um centro cultural.

Na antiga sala da prefeitura, um relato sobre a representação do edifício: “Dois atlântis, simbolizando os poderes municipais - o Legislativo e o Executivo - sustentam a entrada principal. Figuras mitológicas que suportariam o peso de uma cidade, personificada, logo acima, pela escultura de uma bela e diáfana jovem, trajando túnica”.



A distância e ostentação da descrição não coincide com a fragilidade atual de um lugar que parece menos poderoso e mais ávido a ser ocupado. De ambiente solene e frequentadores selecionados desloca-se a cena para episódios mais cotidianos, ainda que tropeçando em turistas a lembrar a história do lugar e impossibilitar que ele seja aproveitado de forma plenamente comum. Não sei se precisaria ser diferente.



Tal desejo de abertura revela o ponto fraco ao qual me refiro: nos falta conquistar mais o espaço da cidade e possibilitar que o cultural aconteça mais intensamente. Porém, não de toda forma isso, pois a apropriação do ambiente vem acontecendo. Um café para os passantes no andar térreo, uma exposição no último piso, salas de visitação e programações de cursos, além de exibição de filmes impulsionam a circulação e são algumas das possibilidades de uso público do local.

Situado na Praça Generoso Marques, no simbólico centro urbano, está esse espaço com a liberdade no nome a nos convidar a estar nas ruas e na vida da cidade.





Vem conhecer:
Local: Sesc Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, Centro
Horários: Terça à sexta das 9h30 às 20h45/ Sábado das 9h30 às 17h30/ Domingo das 9h30 às 17h
Telefone: (41) 3234-4200

Fotos: Murilo Wesolowicz



Josiane Orvatich. Escritora e
Editora do site Tempo de Morangos. 

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener

Empreendedorismo - por Rodrigo Okener


Especial


Colunistas

Menu