Destaques

ads slot

Projeto cultural itinerante introduz a arte na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social na Grande Curitiba


Nova etapa de ações formativas do Guritiba para alunos e educadores tem o objetivo de despertar o senso crítico 
no ser humano e falar sobre a importância da arte como motora no conhecimento sensível
 

 O Guritiba, projeto itinerante voltado para atuação social e que leva, de forma gratuita, atividades formativas e culturais a alunos e educadores, visita, na próxima semana, as instituições Piá Ambiental, localizada em Campo Magro, e a Escola Especializada Primavera, no bairro Tarumã, para dar continuidade às ações formativas para educadores e professores iniciadas em abril deste ano.
Na segunda-feira (21), a iniciativa vai até Campo Magro com a Companhia Laica de Teatro, levando o espetáculo “Voou Amor Leve”, um musical de bonecos que conta histórias de amor por meio do lírico e da ludicidade a liberdade, o amor e o encantamento. O grupo visa a experimentação de técnicas e estéticas a partir do agrupamento de artistas das mais variadas linguagens artísticas, adotando instrumentos acadêmicos e não acadêmicos em seu processo criativo.
No último mês, a instituição recebeu a oficina “O Sensível no Ensino da Arte Educação”, que apontava a importância do ensino e vivência na arte como motora do conhecimento sensível, procurando condicionar a escola por uma educação mais sensível e compreendendo a particularidade de cada indivíduo dentro do ambiente escolar. Além disso, cerca de 120 alunos foram contemplados com a oficina “Teatro de Animação e suas narrativas”, que contou com atividades lúdicas, contação de histórias e apropriação teatral.             
Já na quinta (24) e sexta-feira (25), o Guritiba chega à Escola Especializada Primavera com as ações formativas para seus educadores com o “Brincando de Circo na Escola – Circo e Diferença, um Encontro de Forças”, que tem o objetivo de compartilhar experiências por meio das linguagens da educação física, arte e letras, visando facilitar a comunicação e integração para com os alunos. Em abril, a instituição recebeu o espetáculo “Licença Preu Passar”, que contou com brincadeiras, corda bamba e mágicas, tudo feito para despertar o senso crítico dos alunos.
Agora será a vez da oficina “Iniciação ao Circo”, com o artista de rua Tico Bonito, com atividades práticas e exercícios do universo circense, como acrobacias de solo, com o objetivo de inserir esta modalidade de arte nos participantes.
Outra iniciativa cultural do projeto é o Programa Cultura em Família, que prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, envolvendo transporte – ida e volta- até o local da apresentação e alimentação logo após, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais.
Guritiba é um projeto cultural que nasceu no Festival de Teatro de Curitiba e é apresentado porPerkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com o patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

Programação Guritiba:
Data: segunda-feira (21/5)
Horário: 9h e 14h
Local : Piá Ambiental ( Rua Terezinha Boz Jarek, 206 – Campo Magro)
Espetáculo: “Voou amor leve”

Data: quinta-feira (24/5)
Horário: 15h30
LocalEscola Especializada Primavera (Rua Monte Castelo, 1040 – bairro Tarumã)
Palestra formativa para professores : “Brincando de Circo na Esola – Circo e Diferença, um Encontro de Forças”com Simone Violanti

Data: sexta-feira (25/5)
Horário: 9h30 e 15h30
Local: Escola Especializada Primavera (Rua Monte Castelo, 1040 – bairro Tarumã – Curitiba)
Formação de Alunos: “Oficina Iniciação ao Circo” com Tico Bonito

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu