Destaques

ads slot

Curitiba recebe a final da Mostra Paranaense de Dança

Grupos de diferentes gêneros se apresentam no Guairão e no Memorial entre os dias 22 e 24 de junho

Crédito: Cayo Vieira

Após dois meses de circulação pelo Paraná, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) se prepara para a última etapa da Mostra Paranaense de Dança 2018. Companhias, escolas, academias e artistas da dança de várias cidades do Paraná e Santa Catarina, convidados para a Mostra Final em Curitiba, apresentarão suas coreografias no palco do Guairão e do Memorial de Curitiba, entre os dias 22 e 24 de junho.
Com o propósito de revelar e valorizar os talentos espalhados pelo Estado e região, além da capital paranaense, as seletivas do evento aconteceram em Campo Mourão, Chopinzinho, Ponta Grossa e Arapongas. Durante esse período, cerca de 2.280 artistas inscritos, de 62 cidades, apresentaram mais de 540 coreografias de diversas linguagens da dança. Destas, 187 foram selecionadas para a Mostra Final. Nas cidades do interior, também foram ofertadas oficinas de aprimoramento técnico e artístico aos participantes, em modalidades variadas. Já em Curitiba, as oficinas de balé clássico, jazz, dança contemporânea e pilates serão realizadas durante a fase final, no Teatro Guaíra, nas manhãs dos dias 23 e 24 de junho. As inscrições antecipadas encerraram no dia 17 de junho, no entanto, é possível realizar inscrições no dia e local das oficinas, até o esgotamento das vagas disponíveis.
         No palco do Guairão, além dos grupos selecionados (102 coreografias confirmadas), se apresentarão companhias profissionais à convite da ABABTG. Na sexta-feira (22), para abrir a primeira noite de espetáculos, a EF Jazz Company e Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Respiro” e “OITO”, de Eliane Fetzer. No domingo (24), para encerrar o terceiro e último dia de apresentações, será a vez da Curitiba Cia de Dança, com Memória de Brinquedo, de Luiz Fernando Bongiovanni.
            Já no Memorial de Curitiba, será realizado o Palco Alternativo, com a apresentação gratuita de outras 55 coreografias selecionadas, nos dias 23 de junho, às 14h, e 24 de junho, às 12h. “Além das apresentações no Teatro Guaíra, a Associação promove espetáculos em espaços públicos de Curitiba, aproximando o público dos artistas e, dessa forma, colabora com o processo de formação de plateia para as artes”, conta Simone Bönisch, coordenadora de projetos da ABABTG.  
“A nossa expectativa para a Mostra Final é super positiva, apesar de mais um ano realizarmos o evento sem patrocínio, o que é sempre um grande desafio. Além disso, o fato de termos resgatado o palco alternativo, criamos mais oportunidades para os grupos participarem da Mostra Final. Serão três dias de espetáculos diversificados, troca de experiências e muita arte. Certamente, um final de semana especial em celebração à dança”, finaliza Simone.
Sobre a Mostra Paranaense de Dança
Em 11 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança – iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) – se tornou o maior evento do gênero no Brasil. Em 2017, reuniu cerca de 17 mil pessoas, entre público, artistas inscritos, bailarinos profissionais convidados, equipe técnica e alunos das oficinas e workshops.
Neste ano, a Mostra Paranaense de Dança dá continuidade ao seu compromisso de revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação, promover apresentações artísticas de companhias e bailarinos profissionais convidados, além de trazer para o país artistas internacionais em apresentações inéditas.

SERVIÇO:
Final da Mostra Paranaense de Dança 2018 - Guairão

Datas:  22 e 23 de junho, às 20h | 24 de junho, às 18h
Local: Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto
Rua XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) - aquisição pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do Teatro


Palco Alternativo - Memorial de Curitiba

Datas:  23 de junho, às 14h | 24 de junho, às 12h
Local: Memorial de Curitiba – Praça do Iguaçu
Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro, Curitiba
Ingressos: entrada franca

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu