Destaques

ads slot

OTORRINO DÁ DICAS DE COMO REALIZAR EXERCÍCIOS AERÓBICOS AO AR LIVRE NESTE FRIO.


O exercício físico é uma ferramente ótima para melhorar a qualidade de vida, mas tem que ter alguns cuidados para realizá-los principalmente no período de outono/inverno.

Nestas estações, a temperatura é mais fria e por isto é importante um pouco mais de roupas para aquecer durante as atividades ao ar livre e existem aquelas que deixam o corpo mais aquecido e são anti-transpirantes ajudando  no rendimento físico.

Outro fator importante é a hidratação, pois o tempo tende a ficar com baixa umidade, por isto é importante tomar água. Ao perceber a pele seca utilizar hidratante. Uma dica é utilizá-lo logo após o banho para manter a camada de umidade na pele.

Uma das maiores queixas dos praticantes de exercícios ao ar livre é a obstrução nasal ou seja o nariz ficar entupido. Isto se torna desconfortante principalmente pois terão que respirar pela boca.diminuindo a eficácia do exercício e também e apresentarem dores de garganta.

Isto acontece, pois estes atletas profissionais ou amadores podem apresentar um tipo de rinite, que é a rinite vasomotora ou seja a rinite não alérgica por mudança de temperatura. 

 Os sintomas são principalmente nariz obstruído e com coriza, e raramente apresentando espirros e coceiras;

Para isto, é importante procurar um otorrinolaringologista para ele fazer uma avaliação mais detalhada e poder indicar tratamentos geralmente com sprays nasais.  Estes  podem ser a base de soro fisiológicos que ajudará na hidratação , remoção de impurezas inaladas como também a limpeza das secreções que podem ficar mais intensas nestas pessoas que sofrem com esta rinite.

E se mesmo assim não for resolvido, pode se indicar sprays à base de medicamentos como também comprimidos.

O exercício físico é ótimo por vários motivos, por isto  procure ajuda se alguns fatores tiverem prejudicando sua performance esportiva.

À disposição:

Dr. Paulo Mendes Jr - CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO - Curitiba/PR
tel: 41 - 3093 - 9796 / 41 - 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino Curitiba

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu