Destaques

ads slot

10 dicas valiosas para fugir da recuperação e passar de ano direto

O início do segundo semestre é o momento ideal para estabelecer uma rotina de estudos e reverter o panorama dos “enforcados” em nota.


O segundo semestre acaba de iniciar nas escolas públicas e particulares do País e muitos estudantes já estão “enforcados”. Ou seja, as notas deixaram a desejar e possivelmente eles estarão de recuperação no final do ano. Porém, nem todo mundo sabe que agora é o período ideal para conseguir estabelecer uma rotina de estudos e reverter este panorama.

A diretora pedagógica da escola Pedro Apóstolo, Ana Cláudia Simões, conta que certamente ainda há tempo para ter sucesso nos resultados avaliativos e em sua efetiva aprendizagem sem passar pela recuperação final.

“A partir do momento em que há rotina e é aplicado o método mais efetivo para esse aluno aprender, os resultados aparecem nas notas”, avalia Ana Cláudia.

Veja abaixo dez dicas da pedagoga para estabelecer uma rotina de estudos e melhorar as notas para passar de ano direto:

- Estudar apenas na véspera da prova não é o correto. Para aprender o conteúdo, o ideal é estudá-lo no dia em que foi visto. A sugestão é fazer as anotações no próprio livro/apostila ou ter um caderno específico para estudo. Se optar por este, coloque sempre a data, liste todas as aulas depois registre seu estudo relativo em cada uma delas.

- Estude relendo o texto e pensando sobre o seu significado, refazendo exercícios, realizando anotações ou resumos daquilo que compreendeu. Encontre a sua melhor forma de aprender: lendo, produzindo esquemas, fazendo resumos no computador, produzindo desenhos, dentre outros.  

- Aprenda a interpretar texto. Compreender as informações de um texto não depende apenas da capacidade de decifrar as palavras. Pois, embora cada palavra tenha seu significado, o conjunto de palavras que formam uma frase representam um pensamento, e aprender pela leitura é compreender as ideias expressas nas frases. Nunca deixe parte do texto sem compreensão!

- Para que se tenha um estudo de qualidade deve-se levar em conta que cada um tem um ritmo diferente do outro, descubra um período do dia entre manhã, tarde ou noite em que você consiga estudar melhor. Conhecer a si mesmo e criar uma rotina de estudos é essencial para não acumular tarefas e para assimilar os conteúdos de forma mais tranquila.

- Descanse bem à noite. Feito isso, certamente terá energia ao longo do dia para se concentrar nas aulas e realizar as tarefas. Lembrando que o uso de celulares e tablets em excesso à noite pode atrapalhar a indução do sono.

- Leia jornais, revistas, artigos variados e assista a documentários sobre as matérias vistas em aula. Isso auxiliará na interpretação dos temas, entendimento e aumento do vocabulário.

- Ilustrações e mapas que aparecem nos textos também merecem a sua atenção. Quando o texto apresentar uma ilustração ou um mapa, observe atentamente todos os seus detalhes, leia as legendas e procure relacioná-los.

- Durante as aulas, participe ativamente, tire suas dúvidas, anote o que o professor ressaltar ser importante.

- A prática constante de exercícios utilizando a memória, o raciocínio, fórmulas, símbolos, resoluções algébricas, entre outros, facilitará a compreensão da disciplina de matemática. Para resolver um exercício com mais clareza, simplifique, reescreva os dados e destaque o que o exercício está pedindo.

- Seja autoconfiante. Valorize as suas capacidades, não as suas limitações.

Sobre a Escola Pedro Apóstolo

Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Vinte anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende 254 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece período vespertino, intermediário, integral e integral bilíngue.

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 por Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, professores capacitados comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual.

Além da formação dos alunos, a constante atualização dos professores também é uma das missões da Pedro Apóstolo. Para manter os profissionais altamente qualificados no mercado, a escola organiza grupos de estudo de leitura, atualidades e vivência entre os seus professores, incentivando e promovendo a troca de cultura e conhecimentos.

O espaço físico da escola conta com salas de aula equipadas com TV e multimídia, laboratório de ciências, sala de arte, sala multimídia, biblioteca, ambiente de leitura, ginásio de esportes coberto, refeitório, parque, pátio ao ar livre, pátio coberto, brinquedoteca, parquinho de madeira, horta, jardim encantado, sala de jogos, entre outros.

SERVIÇO
Escola Pedro Apóstolo
Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso
41 3347-5834
secretaria@pedroapostolo.com.br
Facebook: escolapedroapostolo
Instagram: escolapedroapostolo

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu