Destaques

ads slot

Sucessos do ABBA retornam às telas em Mamma Mia! La Vamos Nós de Novo - FILMES, por Rudney Flores


Legenda: Jessica Keenan Wynn, Lily James e Alexa Davies interpretam diversas canções do grupo sueco no novo Mamma Mia!.
Crédito da foto: Jessica Quinalha/NBC Universal

Sucesso mundial nos anos 1970, as músicas do grupo ABBA retornam mais uma vez às telas em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, principal estreias nos cinemas brasileiros esta semana. A produção, comandada por Ol Parker dá sequência a Mamma Mia!, lançado há dez anos, filme baseado no musical homônimo da Broadway e estrelado por Meryl Street.

O novo filme acontece em dois tempos distintos. Alguns anos após a trama do original, Sophie (Amanda Seyfried) está reformando o hotel da mãe Donna (Streep), que morreu no ano anterior. Com a ajuda do gerente Fernando Cienfuegos (o veterano Andy Garcia, de Os Intocáveis), ela pretende reabrir o empreendimento localizado na Grécia com uma grande festa e a presença de seus três “pais”, Sam (Pierce Brosnan), Harry (Colin Firth) e Bill (Stellan Skarsgard). Já em 1979, Donna (Lily James, de Em Ritmo de Fuga) termina os estudos e parte em uma viagem pelo mundo na qual se envolverá com os jovens Sam (Jeremy Irvine), Harry (Hugh Skinner) e Bill (Josh Dylan).

E é a britânica Lily James quem realmente se destaca no filme, ao lado das coadjuvantes Jessica Keenan Wynn e Alexa Davies, que vivem Tanya e Rosie, respectivamente as versões mais novas das personagens interpretadas por Christine Baranski e Julie Walters, as melhores amigas de Donna. James, ótima cantora, deslumbra em cada momento em que aparece na tela.

A trilha repete algumas músicas já apresentadas no primeiro filme, como a clássica “Dancing Queen”, e inclui outros sucessos dos suecos como “Waterloo” e a ultrabrega “Fernando”, cantada por Cher (Oscar de melhor atriz por Feitiço da Lua) em uma participação especial. Meryl Streep faz apenas uma pequena ponta afetiva na parte final da produção.

Se no original, as composições dos suecos Benny Andersson e Björn Ulvaeus amarravam quase toda a trama, em Lá Vamos Nós de Novo as canções do ABBA praticamente servem para a produção encavalar uma sequência musical atrás da outra. Se perde em dramaturgia, a nova história é superior na diversão leve e descompromissada, com muitos toques de humor e que deve agradar aos fãs do gênero. Cotação: Bom.

Trailer de Mama Mia! Lá Vamos Nós de Novo:


Clichês do romance
Há alguns anos, o personagem central da comédia romântica francesa De Carona para o Amor renderia até algumas risadas. Conquistador barato e mentiroso compulsivo, Jocelyn faz de tudo para levar uma bela parceira para a cama, mas pouco se importando realmente com ela. Mas os tempos são outros e esse tipo de comportamento só torna o protagonista repulsivo nos dias atuais. E talvez tenha sido esta a intenção do diretor e roteirista do filme, o comediante francês Franck Dubosc, que também dá vida a Jocelyn e pesa a mão na canalhice do personagem para transformar sua jornada numa lição moral.

Ao retornar à casa da mãe após seu funeral, Jocelyn dá de cara com a bonita vizinha Julie (Caroline Anglade). Para tentar conquistá-la, finge que é deficiente físico, e depois vai a um almoço na casa da família dela. Lá, ele conhece Florence (Alexandra Lamy), a irmã realmente cadeirante de Julie, numa espécie de encontro arranjado. Para manter a mentira, envolve-se com Florence e uma paixão acaba pintando inesperadamente para ele.

As piadas quase sem graça prevalecem no início da produção, que mal se equilibra no humor duvidoso com o tema da deficiência. Na sequência, Dubosc consegue dar melhor rumo à trama, com alguns momentos mais leves (como a cena do jantar do casal), mas acaba caindo em clichês na parte final da história, para fechar a questão moral. O filme estreia apenas no Cineplex Batel. Cotação: Regular.

Trailer de De Carona para o Amor:  

Nacionais 
Sucesso recente da música brasileira, a dupla Anavitória, formada pelas jovens cantoras tocantinenses Ana Caetano e Vitória Falcão, tem sua história romanceada pelas mãos do diretor carioca Matheus Souza em Ana e Vitória, que estreia em várias salas na capital paranaense.

Souza (do interessante Apenas o Fim), também roteirista da produção, une histórias reais e ficção para destacar a trajetória das meninas, do encontro musical até a repentina fama, passando por seus romances. Algumas sessões programam a projeção de um pocket show da dupla após o filme – a conferir na programação das salas.

 Trailer de Ana e Vitória:

Figura carimbada das novelas globais nos últimos anos, o ator Marco Pigossi faz sua estreia no cinema como protagonista em O Nome da Morte, que estreia em Curitiba no Cinépolis e no UCI Estação. Dirigido por Henrique Goldman (Jean Charles), o filme apresenta a história real do matador de aluguel Júlio Santana (Pigossi), responsável por 492 assassinatos.

O personagem vivia no interior do Brasil até entrar para o mundo do crime na cidade grande, por influência do tio Cícero (André Mattos, de Tropa de Elite 2). Júlio se casa com Maria (a curitibana Fabiula Nascimento, de Estômago) e vive em constante tormento pelo trabalho que faz, já que é religioso. O elenco ainda conta com Matheus Nachtergaele e Tony Tornado.

Trailer de O Nome da Morte:

O programa Projeta às 7 do Cinemark programa para esta semana na sala do Shopping Mueller o filme nacional Querido Embaixador, de Luiz Fernando Goulart. A produção mistura cenas ficcionais e documentais para contar a história de Luiz Martins de Souza (Norival Rizzo), embaixador do Brasil em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial.

Como uma espécie de Schindler (personagem do filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg) brasileiro, ele ajudou a salvar centenas de judeus dando a eles vistos para o Brasil, enfrentando as determinações contrárias do governo do ditador Getúlio Vargas, que por algum tempo do conflito armado chegou a flertar com o governo nazista alemão.

Trailer de Querido Embaixador:

Festival Italiano 
Segue até a quarta-feira (dia 8) no Espaço Itaú de Cinema o Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que apresenta recentes produções realizadas no país da bota. Confira a programação em www.itaucinemas.com.br.

___

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu