Destaques

ads slot

Programa Dedica dos Amigos do HC na campanha de prevenção ao suicídio




A Associação dos Amigos do HC, por meio do Dedica - Defesa dos Direitos da Criança, programa que tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica, está empenhado nas campanhas do Setembro Amarelo, mês de prevenção e conscientização sobre suicídio. O dia 10 de setembro foi determinado como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio - o tema da campanha de 2018 é "Trabalhando Junto para Prevenir o Suicídio".

“Este tema é muito atual, principalmente no universo das crianças e adolescente. Crianças pequenas também pensam em suicídio e isso não é levado a sério pelos pais, pois quando falam sobre isso, acham que é apenas brincadeira. Mas com a internet, as crianças e adolescentes têm tido acesso a informações sobre suicídios, a formas eficientes de como cometer esse ato”, destaca a médica pediatra Elaine Kuzuo, do programa Dedica. “Os pais devem sempre prestar atenção aos sinais que seus filhos dão nesse sentido, que podem começar com a autoagressão e comportamentos de riscos com o próprio corpo. Esses atos depois podem avançar e levar ao suicídio”, completa

Na última quarta-feira (dia 5), o Dedica realizou, na Sociedade Paranaense de Pediatria, palestras sobre os temas Suicídio na Infância e Adolescência e Violência Virtual, atividade que será organizada novamente no mesmo local no dia 19 de setembro, destinada principalmente a alunos das faculdades e universidades de Pediatria do Paraná. As palestras também serão levadas a Paranaguá no dia 13 de setembro, com a participação dos Amigos do HC.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, em média, 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano. Atualmente, a média nacional de suicídios é 5,5 casos a cada 100 mil habitantes.

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu