Destaques

ads slot

10 Segundos para Vencer homenageia o inesquecível lutador Éder Jofre

Osmar Prado e Daniel de Oliveira estrelam filme que retrata trajetória do maior boxeador brasileiro da história.
Crédito da foto: Divulgação/Globo Filmes


Um merecido resgate de um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos é apresentado em 10 Segundos para Vencer, principal estreia da semana nos cinemas do país. O filme de José Alvarenga Jr. (Os Normais) conta a trajetória de Éder Jofre, pugilista campeão mundial em duas categorias do boxe nos anos 1960 e 1970 e considerado um dos principais boxeadores de todas as épocas.

A produção é focada principalmente na relação de Éder (Daniel de Oliveira, de Cazuza – O Tempo Não Para) e seu pai e treinador Kid Jofre – o sensacional Osmar Prado, prêmio de melhor ator no Festival de Gramado 2018 pelo papel. A ótima atuação da dupla de atores é o que emociona e sustenta o longa de roteiro e direção apenas corretos, que remete a outras produções que já retratam o boxe nas telas, como Rocky – Um Lutador e Touro Indomável. O filme também retrata o casamento de Éder com Cida (Keli Freitas), as dificuldades em perder peso antes das lutas, além dos momentos de fama e esquecimento.

De infância pobre, Éder Jofre tinha desejo de seguir carreira como desenhista, mas acabou abraçando o boxe por herança da família – Kid foi campeão quando jovem e o tio Zumbanão (Ricardo Gelli, também premiado em Gramado 2018 como melhor ator coadjuvante), irmão de sua mãe, Angelina (Sandra Corveloni, melhor atriz do Festival de Cannes 2008 por Linha de Passe), era também um grande boxeador que perdeu muitas chances no esporte por ser boêmio e brigador de rua.

O filme apresenta boa reconstituição de época da São Paulo das décadas de 1950 e 1960 e conta ainda com imagens de arquivo de algumas das principais lutas de Jofre, como o primeiro título mundial em 1960 e a controversa derrota por pontos para o japonês Harada, em 1965, ambas na categoria peso galo. Depois da perda do cinturão, Éder ficou alguns anos parado e retornou ao boxe como peso pena, tornando-se novamente campeão mundial em 1973, aos 37 anos – ele nunca sofreu um nocaute em toda a carreira. 10 Segundos para Vencer é uma bela homenagem a um ídolo nacional hoje quase esquecido, que merecia mais reverências pelo que fez por seu esporte e pelo pais. Cotação: Bom.

Trailer de 10 Segundos para Vencer:


Mujica

O admirado ex-presidente uruguaio José Mujica é um dos personagens do drama biográfico Uma Noite de 12 anos, filme do diretor Álvaro Brechner que retrata o duro período da ditadura militar no país platino, nos anos 1970 e 1980.

Mujica (Antonio de la Torre, de Volver), o jornalista e escritor Mauricio Rosencof (Chino Darín, filho do astro do cinema argentino Ricardo Darín) e o jornalista Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort, de 25 Watts), que posteriormente seria ministro da Defesa do Uruguai, foram alguns dos muitos uruguaios presos pelos militares, enfrentando anos de torturas físicas e psicológicas. O elenco também destaca a atriz Soledad Villamil (O Segredo dos Seus Olhos). O filme entra em cartaz apenas no Espaço Itaú.

Trailer de Uma Noite de 12 Anos:


Outras estreias

As atrizes Blake Lively (Águas Rasas) e Anna Kendrick (Amor sem Escalas) protagonizam o suspense Um Pequeno Favor, do diretor Paul Feig (do divertido A Espiã Que Sabia de Menos).

A vlogueira Stephanie (Kendrick) e a misteriosa Emily (Lively) se conhecem através de seus filhos, que são amigos do colégio. Em pouco tempo, ficam muito próximas, com a primeira cada vez mais impressionada com a nova amiga. Mas Emily desaparece sem deixar pistas e Stephanie se envolve em uma trama complicada para descobrir o que realmente aconteceu.

Trailer de Um Pequeno Favor:


O cinema atual americano está recheado de franquias de terror, entre elas Uma Noite de Crime, que ganha uma história de origem com A Primeira Noite de Crime, uma das estreias da semana na programação de Curitiba.

Na série, em um futuro distópico, o governo norte-americano criou uma lei que permite que, em um dia do ano, durante 12 horas, qualquer atividade criminosa é permitida, de roubos a assassinatos, sem nenhum interferência das forças policiais. O novo filme traz a origem da lei, um experimento proposto pela doutora Updale (Marisa Tomei, de Homem-Aranha – De Volta ao Lar) e aprovado pela Casa Branca.

Trailer de A Primeira Noite de Crime:


A crença em um poder de cura é o ponto central de O Que de Verdade Importa, filme que destinará toda a renda da bilheteria no Brasil para instituições locais de assistência a crianças com câncer – em Curitiba, o beneficiado é o Hospital Pequeno Príncipe.

A história fala de Alec (Oliver Jackson-Cohen), engenheiro endividado que aceita uma proposta do tio Raymond (Jonathan Pryce, de Brazil – O Filme): ele pagará todas suas contas se o rapaz se mudar de Londres, na Inglaterra, para a Nova Escócia, província do Canadá. Na nova morada, ele se oferece para consertar qualquer aparelho eletrodoméstico, mas seu anúncio no jornal é mal-interpretado, e todos pensam que ele é um curandeiro.

O elenco coadjuvante conta com dois nomes conhecidos da tevê paga – Camilla Luddington (da série Grey's Anatomy) e Jorge Garcia (o Hugo da série Lost).

Trailer de O Que de Verdade Importa:


A conhecida história bíblica de Sansão e Dalila retorna mais uma vez à tela grande em Sansão, dos diretores Bruce MacDonald e Gabriel Sabloff. O ator Taylor James vive o homem cuja força vem dos cabelos e que precisa libertar seu povo da escravidão. No elenco, ainda estão Billy Zane (Titanic) e Rutger Hauer (Blade Runner – O Caçador de Androides).

Trailer de Sansão:


A animação Pé Pequeno brinca de forma invertida com a lenda do yeti, criatura também conhecida como Pé Grande ou Abominável Homem das Neves. Na história, uma tribo de yetis não crê na existência do mítico Pé Pequeno (o homem), mas o jovem Migo acaba tendo contato os humanos e quer provar para todos que eles realmente existem. A versão original tem as vozes de Channing Tatum (Anjos da Lei), James Corden (Oito Mulheres e um Segredo) e Zendaya (O Rei do Show).

Trailer de Pé Pequeno:


Nacionais

O mundo musical sertanejo é destaque em Coração de Cowboy, do diretor Gui Pereira, estreante em longas-metragens. A trama fala de Lucca (Gabriel Sater, filho de Almir Sater), cantor sertanejo popular de vários sucessos. Descontente com a carreira, ele retorna a sua cidade natal, no interior, para procurar nova inspiração para escrever suas canções.

De volta para casa, ele retoma a relação conflituosa com o pai Joaquim (Jackson Antunes, de Mais Forte Que o Mundo) e reencontra a paixão de infância Paula (Thaila Ayala, de Talvez uma História de Amor). Grandes nomes do gênero musical, como Chitãozinho e Xororó, participam da produção.

Trailer de Coração de Cowboy:


As violentas atuações da Polícia Militar do estado de São Paulo nos últimos anos são o foco do documentário Marcha Cega, de Gabriel Di Giacomo, programado para a sessão Projeta às 7 da Rede Cinemark (na sala do Mueller). Segundo a produção, a força policial paulista tem usado de força excessiva e métodos duvidosos para coibir as diversas manifestações que tem acontecido recentemente na principal cidade do país.

Trailer de Marcha Cega:



Área de anexos

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu