Destaques

ads slot

Alto da XV ganha restaurante a quilo inspirado na culinária tradicional das vovós



Flora Cozinha Familiar homenageia a ex-primeira dama do Paraná, Flora Camargo Munhoz da Rocha
Flora Munhoz da Rocha por Antonio Medyesy


Será inaugurado no Alto da XV, na próxima terça-feira (30 de outubro), o Flora Cozinha Familiar. A proposta da casa é resgatar as receitas e temperos das tradicionais avós curitibanas. Flora homenageia a ex-primeira dama do Paraná, Flora Camargo Munhoz da Rocha. Mulher forte, à frente de seu tempo, Dona Flora era escritora, Imortal da Academia Paranaense de Letras, criou a Legião Brasileira de Assistência deixando incrível legado no campo social, além de assumir o papel de anfitriã de mão cheia.
Mãe de cinco filhos, ela sempre gostou de cozinhar. Quando o marido, Bento Munhoz da Rocha, assumiu o Governo do Paraná ela se esmerou em oferecer e receber jantares pomposos e organizados com muito capricho. Em um destes capítulos, a família se orgulha em contar que foi ela quem criou o agora tradicional Camarão à Martha Rocha, quando recebeu a Miss em sua residência. Flora era avó de Gustavo Munhoz da Rocha Guimarães, sócio da empreitada junto com sua esposa, a chef Juba Akel que está à frente da cozinha da casa.
Resgatando também as suas raízes a chef comenta: "Sempre tive mulheres fortes, dedicadas e carinhosas que me inspiraram na cozinha. As raízes árabes e portuguesas das minhas avós Maria de Lourdes Sabbag Akel, Neuza Cesário Pereira e a Vó Armia sempre estiveram presentes nas minhas melhores memórias gastronômicas. O quibe dos sábados também será recriado por aqui, assim como o Bacalhau com Natas e a Ambrosia."
No cardápio a proposta é recriar os sabores de infância da família curitibana, que por sua colonização com raízes diversas promete oferecer opções para todos os paladares, incluindo sempre novas receitas que podem também ser sugeridas pela clientela. Servidos em louças delicadas, o buffet à quilo (R$ 4,50/100g) estará aberto ao público a partir do dia 31/10, inclusive no feriado.
O empreendimento divide espaço com o Bar ZéPelin, que será o protagonista nas noites de quarta a domingo, enquanto o aconchego de vó assume a cozinha de segunda a sexta das 11h30 às 14h30. Aos sábados as duas propostas se encontram no almoço. É a Equipe do Flora que irá comandar a Feijoada embalada com música ao vivo do ZéPelin.

Serviço:
Flora Cozinha Familiar
Rua Amintas de Barros, 1.050 - Alto da XV, Curitiba-PR

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu