Destaques

ads slot

Escola do Alto Boqueirão terá dia de experiência cultural pelo Programa Guritiba


Apresentações ocorrem dentro do Programa Guritiba, que tem a finalidade de formação cultural para crianças e pré-adolescentes




 Escolas da periferia de Curitiba e Região Metropolitana estão recebendo apresentações culturais dentro do Programa Guritiba, projeto sociocultural que tem o objetivo a formação e a aproximação de crianças e pré-adolescentes de apresentações artísticas e culturais. Além disso, o programa também busca promover Ação Formativa para Professores da cidade e da região. A aproximação entre cultura e educação é estratégia para o desenvolvimento cultural do País e para a qualificação da educação brasileira. É mais fácil aprender com abordagens pedagógicas mais criativas e que tenham relação com a realidade cultural das crianças e jovens. Com o Programa Guritiba, o ensino de crianças e pré-adolescentes vincula-se às experiências culturais nas comunidades em que vivem.

Na próxima quarta-feira (24), crianças da Escolha Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, terão uma experiência com a mostra “Risas y Sonrisas: Reprises Clownescas”, um espetáculo de palhaçaria que resgata cenas circenses tradicionais em leituras contemporâneas. Na busca por salvar e guardar a tradição dos palhaços, a trupe se lança à pesquisa de entradas clássicas, adicionam elementos próprios e trazem nesse espetáculo o encontro entre o riso secular e o atual.

“O Programa Guritiba é amplo e queremos construir e transformar a sociedade e o espírito crítico por meio da arte. Além das ações nas escolas, também contamos com o projeto Cultura em Família, que tem o objetivo de introduzir a arte na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social, despertando o senso crítico e sua importância como motora no conhecimento sensível. Instituições, associações e ONGs nos indicam famílias que nunca tiveram uma experiência cultural, e nós as levamos para terem um dia com muita arte e alegria em família”, explica a produtora Carol Scabora.

Projeto Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com o patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu