Destaques

ads slot

Feira gráfica em Curitiba traz arte e música para as ruas do São Francisco




A Mamute realiza sua primeira edição com mais de 60 expositores com entrada gratuita e atividades para toda família


 Não, o impresso não morreu. Pelo menos não para os expositores que trarão suas publicações independentes, muitas vezes artesanais e minuciosamente cuidadas para a Mamute, uma feira gráfica que acontece no dia 10 de novembro, sábado, das 11h às 20h, em Curitiba. O evento ocupará a rua e o comércio do entorno, trazendo música, oficinas e mais de 60 expositores. Uma celebração com o objetivo de aproximar o público da cidade, do espaço público e do universo da produção autoral de editoras, coletivos e artistas independentes em torno da experimentação gráfico-visual. A entrada do evento é aberta e gratuita.
Na feira, o público poderá encontrar trabalhos em diferentes formatos e temáticas: fotografia, literatura, ilustração, arte, história, moda autoral, quadrinhos, prints, camisetas, livros e outras expressões – extrapolando os limites do papel e explorando os mais diversos suportes. Um exemplo disso será um espaço exclusivo de tatuadores, que estarão fazendo no dia sua arte na pele do público que tiver interesse em uma marca artística mais duradoura.
O evento contará também com destaques da literatura local (como a Itiban Comics Shop, Livraria Vertov, Editora Barbante e Arte&Letra) – e de São Paulo (como Lote 42 e Quelônio). Todas elas com livros com projetos gráficos especiais e cuidadosos, explorando diferenciais como tiragem limitada, formatos especiais, acabamento manual, diferentes tipos de impressão, entre outros diferenciais.
Além dos expositores, a Mamute terá uma programação o dia inteiro de discotecagem, shows de música, gastronomia, oficinas, mesas redondas, lançamentos de livros, exposições artísticas e práticas gráficas. Uma das ações de destaque é o Lab Quem Ama Renova, estande em que o público poderá levar peças esquecidas no guarda-roupa para uma renovação por meio de técnicas de upcycling e redesign. Ceres Yohanna e Leonardo Valentim irão fazer customizações ao vivo com pinturas e pequenos detalhes em peças de roupas dos visitantes.


Exposição Fim do Mundo  A Mamute vai trazer pra Curitiba a exposição “Fim do Mundo”, realizada pela A LAJE e a CADERNO LISTRADO, que convidaram 13 artistas da cena contemporânea das artes visuais para compor este cenário através de gravuras em serigrafia. A curadoria trouxe o tema e deixou que os artistas o explorassem da forma que quisessem: literal, simbólica, abstrata, figurativa, subjetiva, objetiva, surrealista, realista, etc. A mostra final traz uma visão diversa – com obras desde o veterano, mestre Fábio Zimbres, até a jovem chilena Mapa, de apenas 23 anos. FIM DO MUNDO começou na Laje, em São Paulo, agora ele inicia sua itinerância por Curitiba, na Mamute. Na sequência volta para São Paulo, para ser exposto no MIS, na Feira Desgráfica e segue seu rumo para o nordeste, passando por Salvador e Recife.


A Mamutinha  Para os pequenos, a Mamute também terá uma programação especial. Além de expositores voltados à arte para criança, a feira contará com um espaço preparado para oficinas práticas e um ateliê de experimentações gráficas. Lá os pequenos poderão conhecer e experimentar várias técnicas artísticas, como carimbos, serigrafia, gravuras, stencils e muito mais. Entre as oficinas previstas estão a de “Carimbos e Estampas Diferentonas”, de “Serigrafia com Máscaras – Meu 1º Stencil” (na qual cada criança leva pra casa uma ecobag personalizada), e Tipografia com Sopa de Letrinhas.
Além disso, a programação contará com espaço de leitura e lançamentos de livro infantil. A Mamutinha, é parte da programação de abertura da Mostra Espetacular 2018, que é uma das maiores mostras de artes do Brasil para crianças.
A Mamutinha busca priorizar pessoas, artistas, designers, grupos, coletivos, editores e editoras independentes com trabalho em arte gráfica voltada ao público infantil. Ela foi concebida com o objetivo principal de despertar e incentivar o interesse do público infantil pela arte impressa, colaborando com o estímulo de seu repertório visual, sensibilidade estética e capacidade criativa.



SERVIÇO:
MAMUTE, a Feira Gráfica de rua | Edição #1
Produção gráfica–literária–artesanal–autoral
Quando? 10 de novembro de 2018, das 11h às 20h
Quanto? Entrada gratuita
Onde? Alameda Julia da Costa, entre as ruas Alameda Cabral e R. Des. Clotário Portugal. Ocupando a rua, Casa 102, Soy Latino Bar e Estacionamento Alto São Francisco.
Mais informações:
Facebook.com/mamuteafeira
Instagram.com/mamuteafeira


PROGRAMAÇÃO
— O que vou encontrar na feira?
Produtos que transbordam criatividade, ousadia e experimentação pra você levar pra casa:
- GRAVURAS
- ILUSTRAÇÕES
- CARTAZES
- POSTAIS
- ADESIVOS
- PÔSTERES
- PAPELARIA
- ENCADERNAÇÃO
- LIVROS
- HQ´s
- ZINES
- FOTOGRAFIAS
- TATUAGEM
- MODA AUTORAL
- ARTE GRÁFICA PARA CRIANÇAS
(entre outras experimentações de formatos e suportes)

— O que vou encontrar no evento?
- Feira
- Bate papos
- Lançamentos de livros
- Tenda para crianças
- Discotecagem de Vinil
- Show musical
- Chopp artesanal
- Gastronomia afetiva

— E depois da feira? Tem festa OFICIAL:
Botequim do 13 | Candeia e granes Quilombo
na Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio
a partir das 20h30


APOIO
Casa 102
Ostra Colectiv
Soy Latino bar
Mostra Espetacular 2018
Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio - Curitiba


REALIZAÇÃO
Gloriosa Produção Cultural
Gloriosa existe porque as sócias Ana Hupfer e Flavia Milbratz acreditam que a cultura pode gerar transformações significativas para as pessoas e para o mundo em que queremos viver. As duas profissionais – que têm mais de uma década de experiência em diferentes iniciativas e instituições da área – guiam seu trabalho na criação de redes, de espaços de expressão e na promoção dos elementos afetivos da experiência cultural. Nossa crença é que a ação cultural deve estar no coração da renovação das cidades e na integração das pessoas, pois é preciso promover o que nos une. A Gloriosa atua em Curitiba e, além da Mamute – Feira Gráfica de Rua, faz a produção do Festival de Impacto e realiza a exposição para crianças Criaturas Fantásticas (abertura em maio/2019); e a Virada Sustentável Curitiba (prevista para novembro/2019).

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu