Destaques

ads slot

Paranaense é finalista da maior competição de coquetéis do mundo

O bartender do Ponto Gin, Ariel Todeschini, garantiu a vaga na final do campeonato Bacardi Legacy, que recebeu 300 inscrições de 50 cidades brasileiras, e está entre os três melhores do país.
A grande final acontece em fevereiro de 2019 e o vencedor vai para a final global da competição que será realizada em Amsterdã.

Ariel Todeschini é o mais novo participante do campeonato e o único paranaense. Crédito: Munir Bucair Filho

“Bebidas promovem encontros e encontros se tornam laços”, comenta o bartender paranaense do Ponto GinAriel Todeschini, finalista da maior competição de coquetéis do mundo de uma única marca, Bacardi Legacy, com o drink “Lazo” (“laço” em português). Foi com esse pensamento que o jovem de 23 anos, o mais novo participante do campeonato, chegou a grande final da competição e está entre os três melhores do país.
 “Lazo” conquistou o paladar dos jurados e agora Ariel tem poucos meses pela frente, até fevereiro do próximo ano, quando acontece a grande final da competição, para provar que o coquetel criado por ele tem tudo para se tornar um legado. Segundo o bartender, o conceito do drink surgiu a partir da experiência que a própria bebida promove com pessoas, que para ele são como verdadeiros laços, e pela importância de um dos ingredientes mais consumidos no mundo: o café, que tem destaque em sua receita.
“O café cria laços por natureza. As pessoas se reúnem para tomá-lo. E considerando que o Brasil é o maior produtor, o mundo tem um laço com o país por conta da presença desse ingrediente na nossa terra”, comenta. “Foi pensando nisso que o café junto com outros ingredientes simples e bem característicos, cada um com o seu sabor, foram escolhidos para o drink, promovendo complexidade e um resultado perfeito no final”, explica. Na composição do coquetel finalista, Ariel utilizou o café espresso, suco de toranja, xarope de mel, solução salina e o Bacardi 8.
O drink “Lazo” que levou o bartender Ariel Todeschini para a final do Bacardi Legacy. Crédito: Munir Bucair Filho

Natural de Pato Branco, há três anos Ariel está em Curitiba e é bartender do Ponto Gin há um ano e meio, desde a abertura do bar. Estudante de Design de Produto, o paranaense vê na coquetelaria futuro promissor regado a crescimento profissional acompanhado de títulos e reconhecimento. “Vejo o campeonato como uma forma de crescimento interno, de enxergar até onde posso chegar. É uma verdadeira motivação para estudar mais”, ressalta.
Ariel já ficou entre os oito semifinalistas nacionais no concurso Beefeater MIXLDN 7 em 2017 e é o atual campeão nacional do Coffee in Good Spirits, a premiação de baristas voltado à coquetelaria. Agora, segue rumo a uma vaga do mundial da Bacardi Legacy que, em fevereiro promove a final da competição. O vencedor concorre ao prêmio global em Amsterdã em maio de 2019. 
Sobre o Ponto Gin
Inaugurado em julho de 2017, o bar Ponto Gin é especializado em alta coquetelaria e é considerado o melhor da capital paranaense em cocktails. Foi o primeiro bar com ênfase em gin e traz a proposta de boutique para os curitibanos, com uma estrutura voltada para a rua. Em cerca de 50 m², o espaço contempla um amplo balcão e no segundo andar, uma pista de dança para aqueles que buscam a diversão. A decoração contemporânea é assinada pelo decorador Paulo Peruzzo e arquiteto Alexandre Neves.
A carta de coquetéis apresenta drinks “outside”, servidos em bags recicláveis que já são uma marca reconhecida e das taças para o “inside”. Todos os drinks são assinados pelos premiados bartenders Vinicius Kodama, que já recebeu o 2°lugar no Grey Goose Viva La Revolucion Regional, no Coffee in Good Spirits Nacional e no Monin Cup Brasil, foi Top 16 no Paraguai Uruguai Brasil World Class Diageo e Top 8 no Beefeater MXLDN; e Ariel Todeschini que recebeu o primeiro lugar no campeonato brasileiro de Coffee In Good Spirits, onde são avaliadas as habilidades do competidor em fazer drinks com café, quentes e geladas, e ainda reserva vagas em finais de campeonatos nacionais de coquetelaria.

Serviço:
Ponto Gin
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 739 – Batel | Hauer Shopping
Horários: terça e quarta-feira, das 18h às 01h, quinta e sexta, das 18h às 02h, sábados, das 17h às 02h e domingos das 17h às 00h
Instagram: 
https://www.instagram.com/pontogin/?hl=pt-br
Facebook: 
https://www.facebook.com/pontoginbar/ 

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu