Destaques

ads slot

Instituto Paranaense de Reciclagem assina contrato com associações de catadores de São José dos Pinhais


No evento foram entregues equipamentos como triturador de vidro e fragmentadores de papel

Assinatura_Termo Comodadto_InPAR_Crédito Marcela Luz

No dia 20 de fevereiro, o InPAR – Instituto Paranaense de Reciclagem – assinou um contrato de comodato com duas cooperativas de catadores de material reciclável de São José dos Pinhais. O termo contempla equipamentos como fragmentadores de papel, trituradores de vidro e caçambas, e irá beneficiar as associações Sociedade Unida e Reciclar.
Para Antônio dos Santos, presidente da Sociedade Unida, a parceria com o InPAR trará muitos benefícios para os cooperados: “Estamos muito felizes com a chegada desses equipamentos. Eles serão úteis em diversos pontos, como na redução do acúmulo de materiais no galpão, na otimização do tempo de trabalho e no aumento do valor agregado de cada material e geração de renda”, diz. “Também teremos mais segurança na manipulação dos materiais, especialmente do vidro. São muitos os casos de catadores que sofreram acidentes por terem que manuseá-lo com as mãos, e mesmo com a proteção de luvas, já vimos muitos deles se cortando e se machucando gravemente”, complementa Hamilton Padilha Pinto, presidente da associação Reciclar.

Presente na assinatura do termo, o secretário municipal de meio ambiente de São José dos Pinhais, Ahirton Sdroiesk Junior, falou sobre a importância de ações como essa e da parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem: “O trabalho dos catadores é lindo. Graças a eles, todo o resíduo coletado poderá ser reaproveitado de forma correta, consciente e não irá para os aterros”, comenta. “A melhoria das condições de trabalho e de vida desses profissionais é um dos maiores legados que o InPAR quer deixar. Mesmo com  toda a sua importância, essa ainda é uma classe marginalizada e pouco valorizada pela sociedade. É preciso mudar esse estigma e valorizar esse que é um trabalho tão bonito e tão importante para o planeta”, complementa Rommel Barion, presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem.
Além das equipes do InPAR, das associações e do secretário de meio ambiente de São José dos Pinhais, o evento também contou com a presença da vereadora Nina Singer e do prefeito Toninho Fenelon.

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu