Destaques

ads slot

Meningite pode ser prevenida

A Meningite consiste na inflamação das meninges e pode ser causada por vírus ou bactérias. O quadro das Meningites virais são parecidos aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, é altamente contagiosa e geralmente grave.

A Meningite pode ocasionar desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas auditivos. A doença tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para diagnosticar a Meningite, retira-se um líquido da espinha, uma das formas de identificar a doença. Geralmente a transmissão ocorre pelo contato da saliva ou gotículas da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável. 
Segundo Dra Eline Troian – Responsável pelo Cevacine Centro de Vacinação, hoje existem vacinas eficazes para prevenir alguns tipos de Meningite bacteriana. Por isso é importante conversar com o seu médico a respeito da vacina. Na rede particular estão disponíveis Meningite ACWY, Meningite B e Meningite por pneumococo.

Sintomas
Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos a jato, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele - são de início semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho

Prevenção
 - Evitar o uso coletivo de talheres e copos
-  No caso de pessoas fumantes não compartilhar o cigarro
-  Evitar ambientes fechados, isso diminui a chance de contágio da doença.
- Manter uma boa alimentação – ajuda a melhorar o sistema imunológico.
- Lavar as mãos com frequência e utilizar álcool gel
Serviço
Cevacine - Centro de Vacinação - Mercês
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 974 – esquina com Al. Princesa Isabel – Mercês
Contato: (41) 3322 9696/ (41) 3323 9292

Instagram @curitibaemdestaque


Curitiba em Destaque

Colunistas

Menu