Festival de Curitiba 2023 – Evento começa com 350 atrações e recorde de vendas
A 31ª edição do Festival de Curitiba tem início nesta segunda-feira (27), e a cidade se prepara para mais um mergulho no que o teatro mundial pode oferecer de melhor. A atriz Marisa Orth comandará a cerimônia de abertura, que acontece para convidados no início da noite, no Guairão. Logo depois, o palco do maior teatro de Curitiba recebe uma montagem histórica, a versão de Hamlet da companhia peruana Teatro La Plaza, que coloca em cena um elenco formado por atores com Síndrome de Down.
O festival terá 13 dias de apresentações. Até 9 de abril, 350 atrações vão espalhar arte e cultura por 60 espaços não só de Curitiba, mas também da Rregião Metropolitana, além de teatros, praças, ruas, bares e jardins que também serão transformados em palcos. Esses locais receberão espetáculos consagrados, estreias nacionais e internacionais, performances, shows de música, dança e humor, oficinas e eventos de gastronomia.
Para levantar essa estrutura e deixar tudo pronto, mais de duas mil pessoas trabalham com afinco. A resposta do público foi muito positiva e 18 sessões da Mostra Lúcia Camargo, principal vitrine do festival, já estão com ingressos esgotados. Um recorde que supera até mesmo a edição ao ano passado, quando o evento completou 30 anos, e que foi marcada ainda pelo retorno presencial, após os anos de pandemia.
Programação
Para a edição de 2023, o trio de curadores da Mostra Lúcia Camargo – Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa – escolheu 32 espetáculos, que representam toda a pluralidade de produção teatral contemporânea. A programação conta com grandes nomes do teatro nacional. A atriz Vera Holtz está em Ficções, monólogo dirigido por Rodrigo Portela, e os atores Marcos Caruso e Eliane Giardini compõem o elenco de Intimidade Indecente. Gaslight – Uma Relação Tóxica é o último trabalho dirigido por Jô Soares.
O teatro paranaense segue muito bem representado, com quatro estreias na grade: Sobrevivente, um solo da atriz Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell; O Tempo e a Sala, coprodução do Festival de Curitiba, que marca o retorno da atriz Simone Spoladore ao teatro; Ovos Não Têm Janela, com texto Manoel Carlos Karam e a estreia na direção do renomado iluminador Beto Bruel; e Sonho de Uma Noite de Verão, a versão de Maurício Vogue para um clássico de Shakespeare.
Um destaque internacional poderá ser acompanhado por quem estiver passando pela Praça Santos Andrade, no debute de Square/Praça, da companhia holandesa Wunderbaum, um espetáculo gratuito que é uma verdadeira experiência sensorial ao ar livre. Após três anos, a edição de 2023 ainda celebra a volta do Fringe, a mostra aberta, sem o crivo da curadoria, que vai encorpar o festival com mais de 280 espetáculos produzidos por 1.800 artistas e técnicos de 12 estados do Brasil.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), pelas redes sociais disponíveis no Facebook (@fest.curitiba), pelo Instagram (@festivaldecuritiba) e pelo Twitter (@Fest_curitiba). Ingressos disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).
A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Bosch, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de Ebanx, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect.
Serviço:
Festival de Curitiba 2023
Data: de 27 de março a 9 de abril
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller – Piso L3 (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico)
Crédito da foto: Divulgação